fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Educadores de São José recebem capacitação do programa “Tinkering’”

(Foto: Divulggação/Saulo Silva)

Ministério da Cidadania, Bayer e Evoluir – Educação Transformadora oferecem ferramentas e orientações para realização de atividades de ensino e aprendizagem

No mês de setembro, cerca de 50 professores ligados à Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos participaram de sessão em que lhes foi apresentado o programa ‘Tinkering’, realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Bayer e ‘Evoluir – Educação Transformadora’.

Criado a partir de uma forma de trabalho que é conhecida como educação mão na massa – tinkering, maker ou hands-on – a iniciativa concede material inovador e capacita educadores para utilização em atividades em que o aluno se torna protagonista no aprendizado em artes, ciências e tecnologia. No dia 24/10, no CEFE: Centro de formação do educador – Av Olivo Gomes, 250, Santana, a partir das 8h, o município receberá workshop focado na exploração das T-BOX, kits multifuncionais fornecidos pela ação.

Segundo a Supervisora de Engajamento Comunitário da Bayer no Brasil, Rita Moreno, investir em educação é o caminho para que transformações positivas aconteçam. “O apoio ao projeto nos ajuda a colocar em prática o incentivo ao desenvolvimento das comunidades nas quais estamos presentes, isso para a Bayer é essencial”, afirma.

O programa, realizado em ciclos anuais, busca tornar o aprendizado mais significativo para estudantes de redes municipais de ensino por meio de proposta que sugerem um convite “ao fazer” e “à experiência”. Pensando nisso, o material de suporte para as atividades propostas pelo Tinkering – as T-BOX – contém diversos materiais e objetos para realização de inúmeras atividades criativas, todas elas contendo manuais e tutoriais para manuseio de objetos categorizados entre “eletrônicos”, “ferramental” e “estrutural”. Baterias e pilhas, LEDS e pequenos motores estão entre os eletrônicos. Alicates, trena e chaves Philips e de fenda são exemplos da categoria ferramental. Por sua vez, a ‘estruturais’ é composta por palitos de madeira, canudos de papel, arames, barbantes e outros acessórios.

O conceito por trás do programa leva em conta que a educação contemporânea se baseia na oferta de experiências que estimulam o desenvolvimento de capacidades individuais e o reconhecimento do próximo. Neste sentido, a reação dos professores ao primeiro contato com o Tinkering se resume à fala de Françoise Ernesto, coordenadora de ensino dos anos iniciais do sistema municipal de São José dos Campos (?): “é uma forma de trabalho que nos estimula de forma diferente. Os professores saíram do workshop cheios de ideias”.

As atividades do programa se estendem até o final de 2019 e beneficiarão aproximadamente 1600 crianças no município. Para a potencialização das atividades contidas nos kits, educadores podem acessar a plataforma http://tinkerlab.com.br/, que disponibiliza a apresentação do projeto com conceitos, textos e referências, dicas de atividades, roteiros de projetos criativos e sugestões de materiais alternativos para execução das atividades.

2ª Formação de educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São José dos Campos – Programa ‘Tinkering’

Quando: Dia 24/10, a partir das 8h

Onde: CEFE: Centro de formação do educador – Av Olivo Gomes, 250, Santana

Escolas participantes do projeto:

Emef Álvaro Gonçalves

Emef Jacyra Vieira Baracho

Emef Martha Abib

Emef Mercedes Perotti

Emef Mercedes Rachid

Emef Moacyr Benedicto

Emef Rosa Tomita

Emef Terezinha Do Menino Jesus

Emef Dom Pedro De Alcântara

Emef Maria Ofélia

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa.

A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.

Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

Botão Voltar ao topo