fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Diálogo universal sobre o futuro do mundo marcará 75 anos da ONU em 2020

Com início em janeiro de 2020, as Nações Unidas promoverão diálogos ao redor do mundo e através de todas as fronteiras, setores e gerações. (Foto: José Manuel Infante / Unsplash)

O Dia da ONU – 24 de outubro – foi marcado com o anúncio do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, de que a comemoração dos 75 anos das Nações Unidas terá um grande e inclusivo diálogo sobre o papel da cooperação global na construção do futuro que queremos.

Com início em janeiro de 2020, as Nações Unidas promoverão diálogos ao redor do mundo e através de todas as fronteiras, setores e gerações. O objetivo é alcançar o público global, ouvir suas esperanças e medos e aprender com suas experiências.

As Nações Unidas foram fundadas em 1945 para apoiar ação coletiva em prol da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos para todos. A iniciativa ONU75 busca provocar o diálogo e a ação em como podemos construir um mundo melhor, apesar de todos os desafios que enfrentamos.

Ao mesmo tempo em que a iniciativa ONU75 busca promover discussões em todos os segmentos da sociedade – desde salas de aula até salas de reuniões, dos parlamentos até as prefeituras –, ela colocará ênfase na juventude e nas vozes frequentemente marginalizadas ou não escutadas em assuntos globais.

Em vídeo divulgado hoje (24), o secretário-geral apelou para que todas as pessoas, de todos os lugares, somem suas vozes a esta campanha: “Precisamos de suas opiniões, suas estratégias, suas ideias; para que sejamos capazes de entregar melhor para as pessoas do mundo a quem devemos servir”.

Através dos diálogos, a campanha ONU75 tem por objetivo construir uma visão global para o ano de 2045, centenário da ONU; aumentar a compreensão das ameaças para este futuro; e conduzir ação coletiva para alcançar esta visão. Pesquisas de opinião global e análises de mídia serão conduzidas em paralelo para fornecer dados estatísticos representativos.

As ideias e pontos de vista que forem produzidos serão apresentados aos líderes mundiais e altos funcionários da ONU durante um evento de alto nível na 75ª Sessão da Assembleia Geral em setembro de 2020, e disseminadas online e através de parceiros, de forma contínua.

Não há limite ou requisitos para quem quiser participar dos diálogos, fisicamente ou online. Informações estão disponíveis no site www.un.org/UN75.

Botão Voltar ao topo