fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Carros elétricos da GCM já contam com 9 postos de recarga em São José

Carro elétrico da GCM sendo abastecido no eletroposto instalado nesta semana ao lado do Mercadão; nona estação de recarga garantirá mais segurança no centro da cidade. (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos instalou, nesta quarta-feira (9), novo eletroposto para os carros elétricos da GCM (Guarda Civil Municipal) na Travessa Chico Luiz, na lateral do Mercado Municipal, no centro da cidade.

É a nona estação de abastecimento e a sétima instalada apenas neste ano.

Os postos de recarga contribuem para ampliar a segurança no entorno dos prédios públicos e garantem mais agilidade ao trabalho operacional da GCM.

“Os carros sempre parando aqui para reabastecer garantirão mais segurança para os comerciantes e fregueses do Mercadão e do centro. Com certeza, esta iniciativa contribuirá para inibir a criminalidade”, afirmou o comerciante José Raimundo Oliveira, que tem 51 anos e trabalha no Mercadão há 40 anos.

“Com a decisão de implantar um posto de abastecimento dos carros da Guarda ao lado do Mercadão, a Prefeitura nos garantirá mais segurança, o que com certeza atrairá mais fregueses e nos ajudará a aumentar as vendas”, disse Solange Vilas Boas, que tem 51 anos e é dona de uma loja ao lado do Mercadão.

Moradora do Campo dos Alemães (zona sul) e frequentadora assídua do centro, a dona de casa Gláucia Áquila, 29 anos, também elogiou a iniciativa.

“Quanto mais eletropostos e, consequentemente, maior circulação de guardas, mais segurança para a população. Vai ser bom para quem mora no centro e para quem está sempre por aqui, como eu e minha família.”

Pioneirismo

Vanguarda em tecnologia, São José inovou mais uma vez, já que a GCM é a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. Em apenas um ano, o novo modelo gerou economia de R$ 850 mil aos cofres públicos.

Além da redução de gastos para os cofres públicos, com a frota totalmente elétrica a Prefeitura deixou de emitir cerca de 400 toneladas de CO2 (dióxido de carbônico) na atmosfera durante o primeiro ano de funcionamento do novo modelo. Esta ação equivale ao plantio de 2.800 árvores.

A implantação do novo sistema já virou referência para várias cidades do Brasil e foi recompensada com a conquista do Prêmio Empresa Inovadora Destaque 2019, concedido no mês passado durante o Innovation Brazil Forum Leaders. A Prefeitura de São José foi a única instituição pública do país entre os 22 premiados.

Os 30 carros disponibilizados para a Secretaria de Proteção ao Cidadão são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. A Prefeitura inovou com ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O carro elétrico da GCM é usado no patrulhamento em vias públicas e, principalmente, nos arredores de equipamentos públicos como poliesportivos, praças, escolas e outros próprios da Prefeitura.

A viatura é um modelo chinês e tem autonomia para rodar até 400 km com recarga elétrica, que pode ser feita até em uma hora e meia.

Melhor GCM do Estado

A modernização da frota da Secretaria de Proteção ao Cidadão e da GCM reforça as ações do programa São José Unida, implantado pela Prefeitura em 2017 para integrar o trabalho das forças de segurança e que tem sido bem-sucedido no objetivo de diminuir os índices de criminalidade no município.

Desde o início da atual Administração, a GCM tem passado por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura.

Foram incorporados 70 novos agentes e outros 30 serão incorporados no próximo dia 14 (segunda-feira) com a finalidade de agilizar e otimizar ainda mais o serviço prestado à população. A corporação conta atualmente com efetivo de 327 homens e mulheres.

Os guardas também receberam novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos e tablets.

Com estes investimentos e ações, a GCM de São José conquistou novamente o primeiro lugar entre as corporações das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo na pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), realizada no 3º trimestre de 2019. É o quarto levantamento consecutivo na liderança.

As pesquisas Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação, a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. No último levantamento, foram entrevistados 600 moradores em cada um dos municípios estudados.

Os outros eletropostos

• Paço Municipal

• Cefe (Centro de Formação do Educador), junto ao Parque da Cidade, na zona norte

• Emef Professora Norma de Conti Simão (Residencial Bosque dos Ipês, na zona sul)

• Emef Professora Eliana de Oliveira Santos Cruz (Residencial Righi, na zona leste)

• Emef Professor Antônio Palma Sobrinho (Parque Boa Esperança, zona leste)

• UPA do Putim, na zona sudeste

• UPA do Campo dos Alemães, na zona sul

• Casa do Idoso Sul

Botão Voltar ao topo