Acontece a 4ª Exposição Nacional de Orquídeas de São José dos Campos

Share:
(Foto: Divulgação)

A União Joseense de Orquidófilos realiza de 18 a 20 de outubro no Parque Vicentina Aranha, a 4ª Exposição Nacional de Orquídeas de São José dos Campos, com objetivo de divulgar a orquidofilia e o cultivo de orquídeas, manter a tradição entre as associações de orquidófilos do Brasil, bem como conscientizar o público quanto à preservação das espécies e do cuidado e manutenção do meio ambiente.

O evento, além de encantar o público com espécies raras e exóticas de orquídeas, realizará palestras e oficinas práticas de cultivo, exibição de orquídeas premiadas e venda direta com os produtores regionais durante os três dias de evento, na sexta (18) das 19h às 21h, no sábado (19) das 9h às 21h e domingo (20) das 9h às 16h. Estarão presentes nesta exposição 17 cidades de 3 estados brasileiros. O evento é aberto para todos com entrada gratuita.

Semana no Parque
A programação do final de semana no Parque começa no sábado (19) com a edição de outubro do Cinema & Psicanálise que exibe às 15h o filme Don Juan DeMarco (1994). Neste encontro, as comentadoras Rosemary de Fátima Bulgarão e Maria Angélica Braga de Oliveira e Alves discorrerão sobre o filme após a exibição.

O Cinema & Psicanálise faz parte do projeto Vicentina Qualidade de Vida e é uma proposta da Sociedade Brasileira de Psicanálise que propõe a exibir e discutir um filme com o público, sob o vértice psicanalítico. A exibição é gratuita com lugares limitados por ordem de chegada para pessoas acima de 14 anos. O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Instituto Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O Cinema ao Ar Livre do Vicentina no sábado (19) às 19h30, apresenta o filme Malévola (2014), a mais cruel e poderosa das vilãs da Disney. O longametragem é uma versão do clássico A Bela Adormecida contada pelo ponto de vista da vilã, vivida por Angelina Jolie. Nele, o diretor Robert Stromberg abusa de imagens computadorizadas, criando seres fantásticos, fadas iluminadas e dragões gigantescos.

O filme, que foi sucesso mundial de bilheteria, revela ao público que existem outras formas de “amor verdadeiro” além daquelas que oferecem os príncipes encantados. Especialmente das 17h às 19h haverá Pintura Facial para criançada! O Parque dispõe de cerca de mil cadeiras e plástico e praia, para participar, basta comparecer. O Projeto Cinema ao Ar Livre conta com o apoio da DMCard, Orthoservice e do Laboratório Oswaldo Cruz.

A programação de domingo (20) começa às 8h com uma Ação de Conscientização do Outubro Rosa, realizado pela Secretaria da Saúde de São José dos Campos, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o controle do câncer de mama e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico.

Às 8h15 o Médico Veterinário Vagner Luis Camilotti, Mestre em Ecologia (UFRGS) e Doutor em Ciência do Sistema Terrestre (INPE), ministra a atividade Observatório de Pássaros, que ocorre no Parque desde 2014. O ponto de encontro para este passeio guiado para observação de aves é o Quiosque Alfredo Galvão, com lugares limitados por ordem de chegada.

Ainda no domingo partir das 9h, a Feira de Artesanato Mãos e Arte e a Feira Agroecológica Naturalmente, ocorrem até às 13h. Das 9h às 12h, a Biblioteca ao Ar Livre estará aberta repleta de livros infantis e infanto-juvenis para uma gostosa leitura no Parque. Todas as atividades são livres e gratuitas, para participar basta comparecer. Todas as atividades são livres e gratuitas, para participar basta comparecer. A Feira de Artesanato Mãos e Arte conta com o apoio do Grupo Novo Tempo RH.

O projeto Música no Parque às 10h30 apresenta o projeto de música e poesia criado pelo compositor Peri Pane e pelo poeta arrudA, ao lado dos músicos Marcelo Dworecki (violão, cavaquinho e vocais), Otávio Ortega (piano e acordeom) e Daniel Xingu (baixo acústico). A apresentação comemora dez anos com o lançamento do álbum Canções Velhas Para Embrulhar Peixes – Volume 3. O show é baseado no repertório dos três discos e conta com composições próprias de Peri Pane e parcerias inéditas com o poeta arrudA.

EDITAIS 2020
A Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – AFAC tornou público o disputado edital para o projeto Música no Parque, que recebe apresentações musicais aos domingos no Bambuzal do Parque Vicentina Aranha.

Poderão participar desta seleção, músicos profissionais que sejam inscritos em CNPJ de natureza cultural, para realização de espetáculos musicais durante o ano de 2020.

Os interessados em submeter-se à seleção do Ato Convocatório poderão inscrever-se gratuitamente até o dia 11 de novembro de 2019. O edital completo com todas as informações está disponível no site http://www.ajfac.org.br/editais.php