fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá realiza mais de 100 mamografias em mutirão

(Foto: Divulgação/PMC)

Mulheres acima de 40 anos tiveram mais uma oportunidade de deixar seus exames de mamografia em dia. Neste último sábado (19), 107 mamografias foram realizadas e outras 158 foram agendadas no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) em Caraguatatuba.

Durante todo o mês de outubro, interessadas em fazer exames de mamografias e consultas ginecológicas poderão solicitar agendamento diretamente no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) que funcionará até às 19h, em menção ao Outubro Rosa.

A Secretaria de Saúde informa que, das 80 pacientes agendadas diretamente nas UBS’s, compareceram apenas 42 usuárias. Deixando o absenteísmo deste segmento em cerca de 50%.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, lembra da importância de pacientes avisarem à sua unidade de referência a não possibilidade de comparecimento. “Cada paciente que falta tira a chance de outra beneficiar-se com o exame ou a consulta. Então, ao realizar um agendamento, tenha a responsabilidade de notificar sua UBS caso não possa comparecer no dia programado”, afirmou.

No sábado (26) também haverá realização de mamografia a mulheres agendadas diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Interessadas em realizar exames nessas datas devem procurar sua UBS de referência para avaliar possibilidade de agendamento.

Fora do período da campanha, dentro das ações de rotina da Secretaria de Saúde, esses exames, por protocolo, devem ser agendados junto à Unidade Básica de Saúde de referência da paciente.

Mundialmente conhecido, o Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Ministério da Saúde estima que no biênio 2018/2019 o Brasil deve registrar em torno de 600 mil casos novos de câncer para cada ano. Os cânceres de próstata (68 mil) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais frequentes.

Nas mulheres, os cânceres de mama, intestino, colo do útero, pulmão e tireoide figurarão entre os principais.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Botão Voltar ao topo