fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba revitaliza ciclofaixas da região central

Objetivo da ação é garantir segurança de ciclistas e incentivar uso da bicicleta. (Foto: Divulgação/PMU)

A Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba tem intensificado a melhoria das sinalizações viárias e a revitalização e pintura das ciclofaixas existentes no município para garantir mais segurança para os ciclistas e no trânsito como um todo.

No segundo semestre de 2019, foram implementados novos trechos de ciclofaixas no município. Na região central, no último dia 12 de setembro, foi feita a ligação da avenida Rio Grande do Sul à avenida Pacaembu até o túnel que liga os bairros Estufa I e Estufa II, com um acréscimo de 300 metros de ciclofaixa.

As ações são feitas a partir de planejamento da própria Diretoria, que faz a fiscalização dos locais onde há mais necessidade de revitalização e também a partir de solicitações que chegam por diferentes meios como o gabinete, outras secretarias municipais, a Câmara Municipal e a própria população.

A Diretoria de Trânsito atende junto ao prédio do Detran, na avenida Professor Thomaz Galhardo, n. 1172 – Centro. O email de contato é: [email protected] e o telefone (12) 3834-1534.

Incentivo ao uso da bicicleta

Atualmente, a bicicleta é o meio de transporte mais utilizado pela população. A diretoria estima que a cidade possua mais de 88 mil bicicletas. O estímulo a seu uso como meio de transporte resulta em melhor fluidez do trânsito, mais qualidade de vida para quem utiliza, além de menor impacto ao meio ambiente.

Um trabalho de conscientização também é feito regularmente com os alunos da rede pública do município, particularmente durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, quando são abordados diversos temas, entre eles, o da utilização da bicicleta como meio de transporte ecologicamente correto.

O incentivo ao uso da bicicleta é uma das ações previstas no Plano Diretor de Mobiidade Urbana de Ubatuba, aprovado em 2016, que fez um amplo diagnóstico das diferentes modalidades de transporte na cidade, comparou dados do trânsito em Ubatuba e fez projeções futuras.

Na época, o diagnóstico apontou que o crescimento da frota de automóveis na cidade em 4 anos (2011 a 2015) foi de 46,18%, o que teria consequências tanto estruturais, como, por exemplo, o aumento de congestionamento, quanto ambientais.

Um resumo desse plano está disponível na página internet da Prefeitura de Ubatuba.

Botão Voltar ao topo