fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté: atividades sobre Patrimônio Cultural encerram com mesa redonda e caminhada

(Foto: Divulgação/PMT)

Nesse mês de setembro, a Prefeitura de Taubaté realiza os dois últimos encontros de uma série de atividades que levam à reflexão e discussão sobre o Plano de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural para o município.

Na quarta-feira, dia 11, às 18h30, acontece uma mesa redonda com o tema “Transformações da Paisagem de Taubaté: o diálogo entre o Natural e o Edificado na construção da identidade da cidade”. O evento será realizado nas dependências do Sítio do Picapau Amarelo, que fica à avenida Monteiro Lobato, s/ n , Chácara do Visconde.

Encerrando a programação, no dia 15 de setembro, acontece a Caminhada Cultural-Taubaté para Taubateanos. A concentração será às 9h, no largo da Capela do Pilar, esquina da rua Bispo Rodovalho com a rua Visconde do Rio Branco.

As ações são coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Patrimônio, que foi criado visando a elaboração da Política de Preservação do Patrimônio Cultural,e conta com uma equipe interdisciplinar integrando as secretarias de Educação, Turismo e Cultura, Meio Ambiente, conselhos municipais, Instituições, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Universidade de Taubaté, Faculdade Dehoniana e sociedade civil com arquitetos e urbanistas, historiadores, professores e representantes de movimentos sociais.

A participação da população nessas atividades é importante, sendo uma forma de contribuir para a elaboração do Plano Municipal de Patrimônio Histórico Cultural, que vai regulamentar temas que tratam dos meios de proteção do patrimônio cultural e ambiental, da reestruturação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, educação patrimonial, diretrizes sobre a propaganda e direito à paisagem, incentivos fiscais, sinalização dos bens tombados, entre outros.

Botão Voltar ao topo