fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José realiza evento sobre Alzheimer

Atividades organizadas pela Prefeitura nas Casas dos Idosos, como a Gincana da Melhor Maturidade, ajudam a prevenir o Alzheimer; neste sábado, evento dará orientações sobre como prevenir e tratar a doença. (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

No sábado (21), a Prefeitura de São José dos Campos promoverá atividades e ações para ajudar a sociedade a reconhecer os impactos das demências e dar suporte a cuidadores, dentro das ações do Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer. O evento será realizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão em parceria com Secretaria de Saúde.

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.

O evento será das 9h às 12h no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América, zona sul) e no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (avenida Olivo Gomes, 100, Santana, zona norte). O público presente vai receber orientações dos sintomas, como prevenir e os cuidados para com as pessoas com a doença.

O que é Alzheimer?

A DA (Doença de Alzheimer) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

Com a manifestação da doença, surgem dificuldade de relacionamento com a família e com a sociedade, pois a memória recente se torna prejudicada.

Várias atividades podem ajudar a prevenir essa doença degenerativa: atividades físicas, jogos de memórias, cursos de idioma e leitura e convívio com outras pessoas, além da medicação prescrita pelo médico. Com esses cuidados, pode-se diminuir a evolução indesejada da doença e melhorar a relação interpessoal e familiar do idoso.

A Prefeitura de São José dos Campos desenvolve essas atividades e várias outras nas quatro Casas dos Idosos, localizadas nas regiões norte, sul, leste e centro , através da Secretaria Apoio Social ao Cidadão.

Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer, porém, devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiras, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas, podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes.

No Brasil, centros de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.

Serviço
Conscientização da Doença de Alzheimer
Data: 21/09/2019
Horário: 9h as 12h
Local: Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América, zona sul) e Parque da Cidade Roberto Burle Marx (avenida Olivo Gomes, 100, Santana, zona norte)

Botão Voltar ao topo