fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José inicia segunda fase da vacinação contra brucelose

A vacinação está sendo realizada gratuitamente pela Prefeitura e vai ocorrer até 11 de outubro. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a segunda fase da vacinação contra a brucelose. Devem ser vacinados somente bezerras e bubalinas (búfalas) de três a oito meses com vacina B19. A vacinação é obrigatória e é realizada gratuitamente, até o dia 11 de outubro.

São José dos Campos é uma das poucas cidades do país que arca com o custo da vacinação e de profissionais para aplicação das doses, sob a devida orientação do governo do Estado.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória e é realizada há cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.

A coordenação da vacinação é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, obedecendo o calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A equipe de vacinação atende os produtores diretamente nas propriedades rurais.

Doença
A brucelose é uma zoonose (doença que acomete os animais e o homem) infecto-contagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos. Em São Paulo, a vacinação é obrigatória desde 2002.

Informações
O produtor interessado poderá obter mais informações sobre a vacinação por meio da Central 156, ou no Ponto Rural, localizado junto ao Centro Comunitário do Alto da Ponte.

Botão Voltar ao topo