fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Operação Pedestre abre a Semana Nacional de Trânsito em São José

Operação pedestre foi realizada na faixa elevada da rua Rubião Junior. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou na quarta-feira (18), as ações para a Semana Nacional de Trânsito, com uma Operação Pedestre na faixa elevada da rua Rubião Junior, no centro. Na cidade, as atividades irão ocorrer diariamente até o próximo dia 27 (veja a programação completa abaixo).

Logo pela manhã e antes da ação, a Prefeitura realizou a abertura oficial da Semana, que contou com a presença de parceiros nas ações educativas e de fiscalização do trânsito.

Moradora da Vila Maria, na região central de São José, Eveliza de Brito Rodrigues Souza, de 50 anos, foi uma das pessoas que passou com segurança e em harmonia com os motoristas pela faixa elevada da rua Rubião Junior. “Conheço a campanha e é maravilhosa. Já vi algumas ações aqui no centro mesmo”, disse.

“Fui para Santa Catarina e lá vi que os motoristas param para o pedestre. Isso poderia acontecer aqui também. É necessário esse respeito entre ambos. Já vi, aqui no centro mesmo, pedestre atravessando com o sinal vermelho para ele e ainda reclamando com o motorista”, afirmou Eveliza. “Sou motorista, mas também sou pedestre. A campanha é maravilhosa e espero que continue fazendo para as pessoas terem mais consciência”, completou.

A Prefeitura preparou uma programação especial para a Semana Nacional de Trânsito e irá realizar ações educativas em escolas públicas e universidades, com usuários de modos ativos de transporte – bikes e patinetes –, homenagem aos agentes da mobilidade, um seminário, além das operações pedestre, que acontecem diariamente desde março deste ano, quando o Sinal de Gentileza foi lançado.

Programação

Dia 18 de setembro (quarta-feira)

9h – Abertura Oficial da Semana Nacional de Trânsito, na Praça Dr. João Mendes (Praça do Sapo) com ação educativa na faixa elevada da Rua Rubião Junior.

11h30 – Conferência Educação e Vida para a Mobilidade, na Universidade Anhembi Morumbi.

Dia 19 de setembro (quinta-feira)

Das 9h às 11h – Cidade Cidadã – Ação do Programa Sinal de Gentileza em parceria com outras secretarias da Administração, Governo do Estado de São Paulo e Polícia Militar na EE Walmar Lourenço Santiago, região leste.

Dia 20 de setembro (sexta-feira)

Das 8h às 12h30 – Ação do Programa Sinal de Gentileza para ciclistas e usuários de patinetes na Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius, região oeste.

Dia 21 de setembro (sábado)

Das 9h30 às 11h30 – Cidade Cidadã – Ação do Programa Sinal de Gentileza no Centro da cidade, para pedestres e condutores nas faixas elevadas do Mercado Municipal e da rua Rubião Junior.

Dia 22 de setembro (domingo) DIA MUNDIAL SEM CARRO

8h às 16h – Circuito de Lazer no Anel Viário

9h Passeio Ciclístico no Anel Viário

Dia 23 de setembro (segunda-feira)

Dia do Agente da Mobilidade

Dia 24 de setembro (terça-feira)

Das 9h às 11h – Cidade Cidadã – Ação do Programa Sinal de Gentileza em parceria com outras secretarias da Administração, Governo do Estado de São Paulo e Polícia Militar na EE Yoshiya Takaok, região norte.

11h30 – Conferência Educação e Vida para a Mobilidade na Faculdade Humanitas

Dia 25 de setembro (quarta-feira)

11h30 – Conferência Educação e Vida para a Mobilidade na Univap.

Dia 27 de setembro – (sexta-feira)

Das 8h30 às 16h – Seminário Educação e Vida para Mobilidade.

Botão Voltar ao topo