fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu de Pindamonhangaba recebe exposição de fotos “Retratos da Terra”

A exposição contar com fotos de alunos do 5ª ano B da Escola Municipal Moacyr de Almeida, da fotógrada Karina Bacci (MAM-SP), que também é a curadora do projeto, e de Beto Salgado, fotógrafo de Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

A exposição Retratos da Terra exibe fotos de crianças da rede pública de ensino de Pindamonhangaba e de fotógrafos convidados. Com entrada gratuita, a exposição acontece de 5 de setembro a 4 de outubro no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, localizado no centro da cidade.

O projeto Retratos da Terra foi iniciado em Pindamonhangaba no mês de maio com a participação de crianças do 5º ano da Escola Municipal Moacyr de Almeida, do artista local Beto Salgado e da fotógrafa Karina Bacci. Durante algumas semanas, 19 crianças, após participarem de workshop e receberem formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos, para mostrar a importância da sustentabilidade como forma de preservação do meio ambiente, ecossistemas, fauna e flora.

A partir disso, o material produzido passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é a exposição aberta a toda a comunidade, e um catálogo que eterniza esse momento na vida das crianças e história da cidade.

A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de preservação do meio ambiente e da importância da sustentabilidade, além de ressaltar a fotografia como forma de expressão.Na exposição, a fotógrafa Karina Baccitambém apresenta fotos suas, feitas durante sua passagem pela cidade, somado, o fotógrafo local Beto Salgado, também participou do projeto apresentando o olhar sobre o tema.

“A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos que exaltam a importância da preservação da fauna e da flora e de cuidados com o meio ambiente”, explica Karina Bacci, curadora do projeto.

“O objetivo é estimular a conscientização sobre a sustentabilidade e sobre qual é o legado no Planeta Terra que queremos deixar para as gerações futuras”, completa Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e que realiza o projeto com o patrocínio da Novelis, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Retratos da Terra
Entrada: Aberta ao público – Grátis
Abertura: 05.09 – 15h00
Visitação: 05 de setembro à 04 de outubro
Local: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, sito à rua marechal Deodoro da Fonseca, 260 – Jardim Boa Vista.
Horários: segunda à sábado, das 09h às 17h

Botão Voltar ao topo