fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mortes no trânsito caem quase 90% em São José

No acumulado deste ano, a cidade também apresenta uma queda de 42% . (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

São José dos Campos registrou queda de 89% nas mortes no trânsito na comparação entre agosto de 2018 e agosto deste ano. Os dados são do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito e foram divulgados nesta quinta-feira (19).

O balanço foi divulgado em meio à Semana Nacional de Trânsito, para qual a Prefeitura preparou uma programação especial, com ações de conscientização e educação em todas as regiões da cidade.

De acordo com o Infosiga, em agosto do ano passado, a cidade registrou nove mortes no trânsito, contra uma morte no mesmo período de 2019. O balanço corresponde aos acidentes de trânsito nas vias urbanas, sob jurisdição municipal.

No acumulado deste ano, a cidade também apresenta uma queda na comparação aos oito primeiros meses de 2018. Foram 31 mortes no ano passado e 18 em 2019, o que representa uma redução de 42%.

No início de 2017, a Administração reestruturou a estratégia de segurança no trânsito do município investindo em um trabalho integrado de engenharia, educação e fiscalização. A mudança surtiu efeito e também ajudou na redução da mortalidade no trânsito.

Na comparação entre os oito primeiros meses de 2016, por exemplo, antes da mudança, com o mesmo período deste ano, a cidade registrou um queda de 52,6% nas mortes no trânsito. O índice atinge a meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) de reduzir pela metade o número global de mortes e lesões no trânsito até 2020.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo está investindo em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Outras ações

Além do Sinal de Gentileza, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau, para diversas ações em parceria como, por exemplo, blitze da Lei Seca e em bares da cidade.

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.

Infosiga

Criado para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, o Infosiga SP reúne informações de acidentes fatais de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Botão Voltar ao topo