Grupo Ubuntu de Caraguá expõe mostra ‘Fazeres da Tradição’ em Santo André

Share:
(Foto: Divulgação/PMC)

A exposição ‘Fazeres da Tradição’ do Grupo Ubuntu de Caraguatatuba está em exibição no Salão do Paço Municipal de Santo André, no ABC paulista até dia 30 de outubro. A mostra é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

‘Fazeres da Tradição’ tem como temática a cerâmica indígena, tanto das etnias que ainda produzem objetos na atualidade, as que deixaram de produzir e daquelas extintas. Segundo o grupo, “a valorização da cultura indígena é absolutamente fundamental por diversos aspectos, que incluem fatores emocionais coletivos, elementos racionais históricos e culturais, e o potencial criativo de cada um”.

O grupo afirma que parte das peças foram motivados diretamente pela experiência, por meio de estudos de acervos arqueológicos. Trata-se de uma jornada que inclui o estudo de etnias, como: Tapajônica e a Marajoara, já extintas, ou a Tupi-guarani, que deixou de praticar a arte da cerâmica.

Há também obras realizadas em contato com etnias que continuam a tradição secular da cerâmica. A vivência com indígenas e as pesquisas em museus auxiliaram conhecer processos de estabelecimento de formas, texturas, acabamentos e queimas. Assim, o passado, o presente e o futuro se fazem presentes.

Sendo assim, a exposição é uma homenagem àquilo que não tem continuidade, como estabelece pontes com o que é feito atualmente. Esse diálogo cria uma atmosfera respeitosa em que o conhecer, o refletir e o criar constituem um processo enriquecedor para quem participou do processo criativo e para quem contempla o resultado.

A mostra é fruto da pesquisa do Grupo Ubuntu desenvolvida para o ‘Projeto Origens’, criado em 2011 e integrado pelos artistas Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Rita Engi, Rose Teles e Zandoná.

Exposição ‘Fazeres da Tradição’

Dia: Até 30/10, quarta-feira

Hora: das 9h às 12h e das 13h às 17h

Evento: Gratuito

Local: Paço Municipal de Santo André – Praça IV Centenário, s/n – Centro

Mais informações: (11) 4433-0111