fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Governo de SP anuncia compra da Ford pela Caoa

Fábrica de São Bernardo teve fechamento anunciado em fevereiro; intermediação da gestão estadual permitirá manter 850 postos de trabalho. (Foto: reprodução/Governo SP)

O Governador João Doria anunciou, nesta terça-feira (3), que o Grupo Caoa vai comprar a unidade da Ford, no município de São Bernardo do Campo. O Presidente do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, e o Presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, participaram de entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes e deram detalhes da negociação.

“O Governo do Estado assumiu o papel de buscar um potencial comprador para esta fábrica. Comprador este que deveria, necessariamente, preservar os empregos ali existentes”, afirmou o Governador. “Buscamos uma solução que permitisse a preservação dos empregos dos metalúrgicos e prestadores de serviço na unidade de São Bernardo do Campo. É dever do Governo do Estado de São Paulo preservar e gerar empregos”, destacou Doria.

A operação da compra será feita em duas etapas. A primeira irá durar de 35 a 45 dias e é conhecida como “due diligence” – termo utilizado no âmbito de aquisições corporativas que se refere ao processo de análise das informação sobre a empresa à venda. Com os resultados, a compra da fábrica da Ford pelo Grupo Caoa será oficializada em seguida.

Após o período de análise, será possível dizer qual veículo a unidade de São Bernardo do Campo poderá passar a fabricar pelo Grupo Caoa, além da continuidade da produção de caminhões, já garantida.

“Agora entra uma etapa de entendimento entre duas grandes empresas. Aliás, o Grupo Caoa é distribuidor Ford há mais de 40 anos, com uma relação bastante estabilizada com a Ford Motors Company”, concluiu Doria.

Com o acordo, a Caoa manterá, em um primeiro momento, os cerca de 850 empregos ligados à unidade do ABC paulista.

“Muitos jornalistas têm me perguntado a razão de o Estado de São Paulo estar crescendo acima da média nacional. E a razão é exatamente o papel de liderança exercido pelo Governador e pela administração do Estado, no sentido de incentivar o emprego e o investimento. E aqui está um exemplo claro do que nós estamos falando”, complementou o Secretário da Fazenda, Henrique Meirelles.

O Presidente do Grupo, Caoa Carlos Alberto de Oliveira Andrade, também destacou o empenho do Governo do Estado e da Prefeitura de São Bernardo para a interlocução entre as empresas e falou sobre os planos para a unidade. “O objetivo é torná-la [a fábrica em São Bernardo] viável, lucrativa e produtiva. E que ela crie empregos, que crie riquezas para o país e que traga muitas alegrias para todos em São Bernardo e no Brasil”, afirmou Andrade.

O Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, por sua vez, lembrou do impacto positivo com a garantia das vagas de trabalho. “Em qualquer outra situação, o Governo do Estado não se sentiria obrigado a chamar esse problema para dentro do Palácio dos Bandeirantes, até por ser uma relação entre privados. Além do protagonismo do doutor Carlos Alberto, que é um visionário, acredita no Brasil, a participação do senhor, Governador, foi determinante na garantia do emprego em nosso Estado. É o melhor programa de inclusão social para todo pai de família”, afirmou Morando.

Botão Voltar ao topo