fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ferramentas essenciais para profissionais de e-commerce

Dicas para e-commerce. (Foto: divulgação)

As ferramentas essenciais para os profissionais de e-commerce podem fazer a diferença entre o sucesso ou o insucesso no mundo digital. Venha conhecer as ferramentas que podem ajudá-lo a atingir o êxito desejado.

Os profissionais de e-commerce sabem melhor do que ninguém que as dinâmicas da atualidade obrigam a que a gestão deste tipo de atividades e já feita com recurso a um vasto leque de ferramentas.

O espaço digital está cada vez mais cheio comum adversidade quase inumerável de lojas online que tentam, das mais diversas formas, destacar-se dos seus concorrentes e conquistar o prometido sucesso.

A facilidade de entrada neste mercado veio permitir um crescimento mais acentuado do que nunca no número de empresas a operar no meio digital. Evidentemente, comum crescimento tão evidente, as lógicas da gestão de e-commerce acabaram por ser dificultadas, já que existe uma oferta quase tão grande (ou mesmo maior) do que a procura.

Hoje, um profissional de e-commerce precisa, também, de ser um criativo, um influencer, um gestor de redes sociais, um analista e um investigador. Felizmente, para que isto seja possível, existem, também na internet, várias opções de ferramentas que podem contribuir para facilitar os dias destes empreendedores, permitindo que consigam lançar um olhar mais alargado ao mercado e gerir as suas empresas da melhor forma.
Sabe quais são as ferramentas essenciais para profissionais de e-commerce? Venha descobrir!

1. Ferramentas de edição de conteúdos
Imagem e texto são duas componentes muito importantes para quem trabalha no mundo digital e, por isso mesmo, para garantir que os conteúdos apresentados contam com uma qualidade efetiva, os profissionais de e-commerce devem garantir que recorrem às melhores ferramentas.

O software de vídeo, bem como os editores de imagens ou os editores de texto irão cumprir um papel fundamental no momento de criar os melhores conteúdos para as plataformas com as quais o empreendedor trabalha.

O resultado dos produtos criados nestas ferramentas e softwares poderá ser usado nas lojas online, nos anúncios ou nas redes sociais e fará toda a diferença no momento de garantir o sucesso de um determinado negócio digital.

2. Ferramentas de desempenho

Um empreendedor nem sempre tem, num primeiro instante, noção de quais serão as caraterísticas de um site que ajudam a torná-lo simples, navegável, intuitivo e interativo e, por isso mesmo, é importante recorrer às ferramentas de desempenho.

Estas ferramentas irão permitir que o utilizador faça testes à sua plataforma, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento das páginas, para poder, depois, optimizar o seu funcionamento e garantir, assim, que a experiência dos seus consumidores na loja é tão positiva quanto possível. Muitas destas ferramentas podem testar, também, o desempenho da versão mobile.

3. Ferramentas de análise de audiência
Além de conhecer o desempenho do site, conhecer o público que utiliza o mesmo e as suas caraterística é fundamental para que o empreendedor possa colocar os seus esforços na captação do público-alvo e/ou de novos públicos potenciais.

As ferramentas para a análise das audiências permitem ao gestor saber aspetos como o número de visitas ao site, a proveniência dessas visitas, o número de visitas a cada página do site, a origem das fontes de tráfego e também a localização geográfica e a faixa etária dos seus utilizadores.

Estes dados irão permitir, também, uma melhor gestão de vários aspetos da loja, permitindo que perceba o que está mais menos acessível e também quais as preferências dos visitantes.

4. Mídia social
As redes sociais são também um ponto inegável quando se trata de fazer a gestão de um espaço de e-commerce.
Estas plataformas são verdadeiras ferramentas de apresentação e difusão de espaços online, que aglomeram, ainda, a possibilidade de que o empreendedor as utilize como plataforma de publicidade, recorrendo a anúncios patrocinados.

Algumas plataformas de mídia social, como o Facebook, o Instagram ou o Twitter contam, já, comum reconhecimento internacional e são, sem dúvida, uma das melhores formas de garantir que o público-alvo pode encontrar e interagir comum a determinada loja online.

Uma presença forte e marcante nas redes sociais pode, hoje em dia, destacar uma loja online das restantes e garantir que esta consegue obter o sucesso desejado.

Além disso, como se tratam de plataformas interativas, as redes sociais permitem ainda o contacto entre a loja online e os clientes (e vice-versa). Esta interação direta entre a loja e os consumidores é fundamental para que obtenha feedback quanto à atividade, compreendendo melhor as necessidades e as opiniões dos públicos que efetivamente usam a sua plataforma.

Assim, a criação de perfil nestas redes sociais poderá ser um passo muito importante para que um empreendedor tenha sucesso. Vale ainda a pena referir que estas plataformas são, na sua maioria, gratuitas e que as publicações patrocinadas que estas apresentam são, geralmente, por valores bastante acessíveis.

Botão Voltar ao topo