fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba organiza dia de atividades contra hipertensão

“Hiperdia” acontece na terça-feira, 24 de setembro, a partir das 9 horas. (Foto: Divulgação)

A equipe de Estratégia de Saúde da Família da Estufa I organiza nesta terça-feira, 24 de setembro, a partir das 9 horas um hiperdia de combate à hipertensão/pressão alta. O posto de saúde da Estufa I fica na rua Olaria, 276, em Ubatuba.

Serão realizadas diversas atividades como aula de zumba e maquiagem, massagem, sorteio de brindes, orientação sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis. Também será oferecido um café da manhã aos participantes. Compareça à unidade!

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Acontece quando os valores máximo e mínimo da pressão arterial são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), fazendo com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para fazer a distribuição do sangue no corpo. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a hipertensão atinge cerca de 25% da população tendo resultado em 388,7 mortes por dia em 2017. A maior parte dessas mortes é evitável com hábitos de vida saudável como a redução do consumo de sal e a prática de atividades físicas.

Botão Voltar ao topo