fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escola de São José dos Campos realiza 1º Café com Libras

Emef Maria Aparecida dos Santos Ronconi oferece formação pedagógica diferenciada para 24 estudantes com algum grau de surdez. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Em ação alusiva ao “Dia Nacional do Surdo”, em 26 de setembro, alunos e professores da Emef Maria Aparecida dos Santos Ronconi, no Jardim Jussara, região central de São José dos Campos, realizam entre os dias 18 e 19 de setembro o 1º Café com Libras.

Referência no processo de inclusão de alunos com surdez, a escola que conta com 780 alunos matriculados no ensino fundamental oferece formação pedagógica diferenciada para 24 estudantes com algum grau de surdez. Os alunos surdos da instituição contam com 13 docentes interlocutores de libras, que acompanham as aulas, interpretando todo o conteúdo e desenvolvendo projetos específicos para a aquisição da língua portuguesa escrita.

“Setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. É comum encontrar vários espetáculos culturais acessíveis sobre a surdez nessa época do ano, além de congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagens”, disse a professora de empreendedorismo social, Marli Ribeiro dos Santos.

A idealização do café surgiu durante as aulas de Empreendedorismo Social com alunos do 8º ano, que foram desafiados a criar um projeto inovador que envolvesse a comunidade, trouxesse benefícios sociais e gerasse renda. A aluna Maria Eduarda Carneiro Araújo, que é surda e usuária da Libras, contou para suas colegas de grupo que havia visto um vídeo nas redes sociais sobre um restaurante no Canadá, onde todos os funcionários eram surdos ou usuários da Língua de Sinais.

A estudante contou ainda que o cardápio do restaurante continha imagens dos sinais de cada alimento, para que os clientes pudessem fazer os pedidos em Língua de Sinais e interagir com os funcionários. Após a explicação, Maria Eduarda sugeriu ao grupo que fizessem um projeto parecido e os alunos aceitaram a ideia.

“O Café com Libras servirá como um importante espaço de geração de renda e divulgação da Língua Brasileira de Sinais e da cultura surda. Conforme a ideia cresceu, os demais alunos com surdez da escola foram convidados para acrescentar sugestões, criar o logotipo da cafeteria e o cardápio com sinais em Libras”, contou a aluna Maria Eduarda, do 8º ano.

Com o apoio da equipe gestora da escola e familiares dos alunos, durante os dois dias de atividade será criado um espaço, como se fosse uma cafeteria, durante a atividade todos os colaboradores irão fazer uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Os alunos com surdez da escola serão os protagonistas do evento e os demais alunos, professores, funcionários e convidados serão estimulados a conhecerem um pouco mais sobre a Libras e a cultura surda.

Programação
Além do “Café com Libras”, a equipe gestora da Emef Maria Aparecida dos Santos Ronconi preparou uma série de atividades em comemoração ao “Dia Nacional do Surdo”:

18/9/2019, às 9h30 – Café Com Libras;
19/9/2019, às 14h – Café Com Libras;
26/9/2019, às 14h – Palestra com o surdo Emerson Cupido Guedes “Os desafios enfrentados por ele e a importância da família aprender Libras”
26/9/2019, às 15h30 – Teatro “A história dos surdos”;
27/9/2019, às 14h – Roda de conversa com a ex-aluna Aline de Souza Silva
28/9/2019, às 11h30 – Palestra “Ser surdo nos dias de hoje” com a professora surda Silvia Sabanovaite
Endereço: Rua Ana Gonçalves da Cunha, 400, Jardim Jussara – São José dos Campos

Botão Voltar ao topo