fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Educação Ambiental e plantios celebram a Semana da Árvore em São José

Semana da Árvore integra atividades que ampliam o conhecimento sobre a importância da arborização na cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

De 19 a 27 de setembro a Prefeitura de São José dos Campos realiza uma programação especial em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro. A agenda conta com plantios e ações de mobilização e educação ambiental envolvendo escolas e comunidade.

O objetivo da Semana da Árvore é estimular a percepção da sociedade sobre a importância das árvores em nosso meio e incentivar a arborização nas vias públicas do município.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

A programação tem início na quinta-feira (19) com o plantio de árvores nativas às 14 horas na Escola Estadual “Profª Márcia Helena Barbosa Lino” com a participação de alunos e professores. A escola fica na rua José Rodrigues Salgado, 150, Campo dos Alemães, região Sul.

Na-feira (20), às 9 horas, acontecerá o plantio de árvores na área de preservação permanente (APP) do Córrego Alambari. A atividade conta com a parceria do Ecomuseu+, Centro de Estudos de Cultura Popular-CECP, Fundhas, Lions Clube. O endereço é rua José Gonçalves, 74, Campos de São José, região Leste. No período da tarde, às 14 horas, será realizada uma Prática de Reconhecimento da Diversidade Arbórea durante 7º Encontro de Educadores do CBH – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. O encontro será na Univap Urbanova (Av. Shishima Hifumi), região Oeste.

No fim de semana um dos destaques é o Plantaço que será realizado no no anel viário no sábado (21), às 8h, com a participação da Ong Enactus e Unifesp. O ponto de encontro será na rua Jorge Zarur, 65 (em frente a Faap). Também no sábado, às 9 horas, a Programação do Dia Mundial de Limpeza, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, se integra à Semana da Árvore, com caminhada e plantio de árvores no Jd. Aquarius. O ponto de encontro é na Praça Ulysses Guimarães, região Oeste.

No domingo (22) às 9 horas será realizada uma Trilha Urbana no bairro Esplanada, região Central, destacando a riqueza e diversidade de árvores em um dos bairros mais arborizados da cidade, além de trazer curiosidades sobre as espécies e a própria história do local.

Durante a semana serão plantadas mudas de árvores nativas em diversos bairros da cidade com a participação de escolas municipais, estaduais e instituições de ensino privadas.

Botão Voltar ao topo