fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ciclistas do Atleta Cidadão de São José voltam de Minas com títulos

Após dois dias de provas e ótimos resultados dos ciclistas joseenses, Daniel e Henrico (da esq. para a dir.) foram campeões gerais em suas categorias. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Um grupo de onze ciclistas da equipe do Programa Atleta Cidadão participou no último final de semana (21 e 22) da Volta Master e da Juventude de Ciclismo Zona da Mata, na cidade de Rio Preto (MG) e trouxe ótimos resultados. A equipe joseense competiu nas categorias infantojuvenil, juvenil e júnior, que reúnem atletas com idade entre 13 e 18 anos.

A competição foi disputada em três etapas, distribuídas no sábado e no domingo. No sábado pela manhã foi realizada a prova de resistência de 65 quilômetros. Abner Ribeiro ficou em 1º na categoria juvenil, Daniel Souza em 2º na infantojuvenil e Henrico Pizarro e Alexandre Pereira em 4º e 5º lugares na categoria júnior.

Ainda no sábado, foi disputada a segunda etapa, que constou de prova de velocidade de 10 quilômetros contrarrelógio. Daniel Souza conseguiu o 1º lugar na infantojuvenil, enquanto Henrico Pizarro e Alexandre Pereira, respectivamente, conquistaram a 1ª e a 3ª colocação na júnior.

A terceira e última fase foi disputada no domingo. Os atletas percorreram 80 quilômetros, em percurso de resistência, porém agora com subidas e descidas. Daniel Souza repetiu o 1º lugar na infantojuvenil, Alexandre Pereira e Henrico Pizarro ficaram em 1º e 2º na júnior e Vitor Manzo chegou em 5º na juvenil.

Campeões

Após a soma dos tempos das três etapas, Daniel Souza ficou com o título de campeão na categoria infantojuvenil e Henrico Pizarro na categoria júnior. Os dois atletas vêm de trajetórias de sucesso. Henrico já foi campeão nas provas GranCup Ubatuba 78 km, Granfondo Ubatuba 80 km e também na Prova Internacional 1º de Maio, em Indaiatuba (SP).

Daniel Souza é campeão do Brasileiro de Estrada disputado na cidade de Maringá (PR), na categoria infantojuvenil, da segunda etapa do Campeonato do Vale e do Campeonato Paulista de Estrada em São Carlos (SP).

Atleta Cidadão

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, é responsável por detectar, selecionar e treinar crianças e jovens de 7 a 20 anos que tenham aptidão para o esporte competitivo. O programa é utilizado como ferramenta de formação da cidadania.

O Atleta Cidadão atende 20 modalidades, inclusive para pessoas com deficiência (PCD), visando à formação de equipes que representam São José dos Campos em competições regionais, estaduais e nacionais. Caso alcance o estágio de alto rendimento, após os 20 anos o atleta poderá evoluir para competições adultas.

Atualmente, o Atleta Cidadão reúne 1.391 atletas treinando em 116 categorias, distribuídos em 90 equipes de competição. Uma equipe formada por 157 profissionais na área técnica, fisiologistas, psicólogos, nutricionistas e gestores administrativos dá suporte ao programa.

Botão Voltar ao topo