fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

CBH-LN dá início à construção do Programa de Comunicação Social

Foz do rio Grande, em Ubatuba. (Foto: Sylvio Bohn)

Uma das formas do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) executar as ações do Plano de Bacias Hidrográficas é a indicação de empreendimentos para financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O Programa de Comunicação Social do CBH-LN, proposto pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, é um desses empreendimentos. O valor do investimento é de R$ 574.335,40 reais e tem a duração de 18 meses.

Com os objetivos de ampliar o conhecimento da missão e atividades do CBH-LN, melhorar a compreensão e comportamento social frente aos problemas nas 34 Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, o programa visa promover ações de comunicação social e educação ambiental, contribuindo com a aproximação da sociedade ao Sistema Gestão de Recursos Hídricos.

“O trabalho do comitê resulta em grande volume de discussões que se traduzem em propostas, planos e ações. Esse trabalho gera informações que precisam ser divulgadas, pois envolvem práticas de recuperação e conservação dos recursos hídricos que necessitam de apoio de diversas instituições e do envolvimento da sociedade. Portanto, torna-se essencial a execução de um Programa de Comunicação Social que contribua para a melhoria das condições dos cursos d`água e da participação social como um todo”, enfatiza Fábio Luciano Pincinato, secretário executivo do CBH-LN.

O FunBEA traz também nessa empreitada, uma parceria com a APROEDS – Associação Projeto Ecoadventur Pró Desenvolvimento Sustentável, com ações de comunicação e marketing para o planejamento e desenvolvimento de materiais de comunicação que permeiam e complementam os trabalhos de mobilização e de educação ambiental com foco nos recursos hídricos, expertise do FunBEA. Unidas, potencializam os trabalhos e o objetivo maior, que é construir o Programa de Comunicação Social do CBH-LN.

Com ferramentas e formatos de educação e comunicação, o FunBEA vai atuar para que o CBH-LN alcance a população por meio da mobilização social, mapeamento e identificação de instituições, lideranças locais e atores de cada município que compõe a sua região de atuação, identificando temáticas prioritárias. Prevê-se a realização de 5 processos de formação, com carga horária de 56 horas, em cada uma das 4 microbacias (Maresias em São Sebastião, Bonete em Ilhabela, Juqueriquerê em Caraguatatuba e Acaraú em Ubatuba) priorizadas pelo CBH-LN nos quatro municípios, que ocorrerão a partir de outubro de 2019.

Já na área de comunicação integrada, estão previstas campanhas e ações de assessoria de imprensa dando visibilidade aos projetos e ações do comitê e do Programa de Comunicação como um todo. O site da instituição também está sendo finalizado, onde os programas e ações poderão ser acessados pela população. Também estarão disponíveis, informações sobre os relatórios de situação dos recursos hídricos do litoral e o Plano de Bacias, entre outras informações técnicas como fonte de pesquisa.

“Entende-se que a ampliação e o fortalecimento das ações de educação e comunicação relacionada às águas, auxilia consideravelmente a conservação e recuperação dos corpos d`água, já que incentiva o pertencimento ao território e a corresponsabilidade em relação ao seu uso, além de aproximar e integrar a população, as organizações da sociedade civil organizada, setor privado, instituições de ensino e pesquisa e o poder público nas ações adotadas em benefício da transição para sociedades sustentáveis”, aponta Semíramis Biasoli, secretária executiva do FunBEA.

Sobre o CBH-LN – O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) foi instituído em 02 de agosto de 1997 pelo desmembramento do Comitê do Vale do Paraíba e do Litoral Norte e abrange Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

É um fórum de articulação e integração dos segmentos da sociedade atuantes na região, com composição tripartite (Prefeituras, Governo do Estado e Sociedade Civil), cumpre o papel de aglutinador de ideias e ações voltadas para a solução dos problemas relativos aos recursos hídricos no Litoral Norte. Anualmente são disponibilizados recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) ao CBH-LN, que são utilizados para manutenção e financiamento de projetos voltados para recuperação, conservação e preservação dos recursos hídricos. A Secretaria Executiva está localizada na cidade de Ubatuba desde sua instituição. O CBH-LN conta com câmaras técnicas e grupos de trabalho para dialogar sobre as soluções e os problemas relacionados aos recursos hídricos da região.

Sobre o FunBEA – O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, é um fundo privado de interesse público, ou seja, é uma organização da sociedade civil, uma OSC, que tem como princípio o ‘bem comum’.

Tem a missão de captação de recursos para o fomento de ações estruturantes em Educação Ambiental em todo o Brasil, em consonância com políticas públicas formuladas para essa área, busca a viabilização de projetos e programas de Educação Ambiental de forma transparente e acessível. O FunBEA em 2018/2019, desenvolveu o Programa de Comunicação Social da Baixada Santista e contribuiu com a popularização do comitê, seu papel e principalmente destacou a atenção para a necessidade de mudança em relação aos cuidados com nossas águas.

* Com informações da assessoria do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN)

Botão Voltar ao topo