fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos de São José dos Campos lançam livro de poesia na Flim

Atividade com 210 crianças da Emei Mário Campaner e Núcleo de Educação Infantil José Paulino Bicudo, resulta na criação do livro “Poesias para brincar”. (Foto: PMSJC)

Brincadeiras, playground e os amigos de sala de aula são algumas das doces lembranças que a educação infantil proporciona. Com intuito de imortalizar essas recordações, as professoras da Sala de Leitura Interativa da Emei Mário Campaner, no Jardim das Indústrias, sugeriram aos alunos do Pré 2 retratar as brincadeiras da infância em formato de poema.

A atividade, realizada com 210 crianças da Mário Campaner e do Núcleo de Educação Infantil José Paulino Bicudo, resultou na criação do livro “Poesias para brincar”. A obra com textos e ilustrações dos alunos de 5 e 6 anos será lançada no sábado (14), às 9h30, em uma mesinha literária na 6ª edição da Flim – Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha.

Apesar da pouca idade, a obra elaborada pelas crianças repletas de criatividade tem estrutura de gente grande. Trata-se de uma antologia poética, consistindo na reunião de vários poemas diferentes num único livro.

Para Matheus Lima, de 5 anos, falar de um assunto que a turma domina foi tarefa fácil. “Ser criança é bom, vamos à escola, brincamos, passeamos”, disse.

Samuel Leandro Mota, 5 anos, aproveitou para fazer uma propaganda da obra literária. “Foi legal fazer o livro, porque tem um monte de poesias maravilhosas.”

Julia Alves, 5 anos, explicou a escolha de alguns personagens. “A bailarina, porque rimou com várias palavras. Também colocamos a professora. É uma rainha, porque gostamos da nossa professora”, concluiu.

Projeto crianças autoras

O projeto crianças autoras é realizado todo ano pelas professoras da Sala Interativa do bloco de literatura com as crianças do Pré 2, que são as do último ano da educação infantil. A cada ano é desenvolvido uma proposta de acordo com o interesse das turmas. Neste ano, foi trabalhado o gênero poema.

“Durante as propostas realizadas na Sala de Leitura Interativa, as crianças tiveram contato com um rico repertório literário. As rimas, além de se fazerem extremamente importantes para o desenvolvimento da linguagem, costumam agradar os pequenos por oferecer aquela sonoridade agradável aos seus ouvidos”, disse a orientadora de escola, Joseane Amancio.

Serviço
Lançamento do livro “Poesias para brincar”
Data: 14/9/19
Horário: 9h30
Local: Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha

Botão Voltar ao topo