fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Suzano incentiva leitura com realização da 6ª edição do Book Parque Itinerante em Jacareí

A comunidade do bairro Cidade Salvador, em Jacareí (SP), terá uma tarde especial dedicada à leitura no dia 17 de agosto, com a realização da sexta edição do Book Parque Itinerante, promovida pelo grupo de mobilização social do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) e com o apoio da Suzano e Prefeitura de Jacareí.

O evento terá uma série de atividades gratuitas, das 13h às 17h, em frente à EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva.

A iniciativa faz parte das ações de mobilização social do PVE e dos programas “Jacareí Cidade Leitora” e “Matematicando”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, e terá oficinas sobre higiene, saúde, arte, contação de histórias e cubo mágico, além de apresentações de dança, música, capoeira, teatro musical com libras, exposição de artesanato e doação de livros.

“Chegamos à segunda edição do ano do Book Parque Itinerante reforçando a proposta de estimular a leitura e envolver comunidades de bairros afastados do centro da cidade em atividades culturais.

O grupo de mobilizadores está engajado em melhorar a educação pública e tem participado ativamente dos eventos, com uma média de 250 participantes a cada edição. Isso reflete positivamente no cotidiano escolar, com alunos mais interessados e participativos”, afirma Adriano Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

O Book Parque Itinerante começou a ser realizado no ano passado, com o intuito de estimular vivências culturais e apresentar o universo literário de forma lúdica e prazerosa para estudantes e comunidade. As primeiras edições foram promovidas no distrito de São Silvestre e nos bairros Rio Comprido, Parque Meia-Lua e Pedramar.

Em 2019, a quinta edição ocorreu na Feira dos Trilhos, em junho, e estão previstas mais duas até o fim do ano (em setembro, no Igarapés, e em novembro, no Santo Antonio da Boa Vista). Além disso, os mobilizadores do PVE também participam da FLIJ (Feira Literária de Jacareí), em outubro.

PVE em Jacareí e no Vale do Paraíba

O programa Parceria pela Valorização da Educação contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Suzano atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional. No Vale do Paraíba, são 75 mil beneficiados em 2019, com atividades também em Igaratá, Paraibuna, Pindamonhangaba, Santa Branca, Salesópolis e Tremembé.

O PVE realiza ações em Jacareí desde o ano passado, beneficiando direta e indiretamente cerca de 30 mil pessoas na cidade, sendo 14 mil de forma direta, entre eles os quase 13 mil alunos da rede municipal, professores, gestores escolares, equipes da Secretaria de Educação e voluntários.

O grupo de mobilização do PVE na cidade, responsável pela organização do Book Parque Itinerante, é formado por representantes comunitários, de ONGs, associações, bibliotecas e pais de alunos, entre outros.

Eles foram considerados um dos destaques do primeiro semestre do PVE na oficina de mobilização do PVE realizada no início deste mês, em São Paulo, e mostraram os bons resultados obtidos com ações em mídias sociais durante o evento, que contou com representantes dos 101 municípios brasileiros participantes.

No ano passado, 18 mil pessoas participaram das atividades realizadas pelo grupo no município, ajudando Jacareí a ser finalista na categoria de mobilização no Prêmio PVE, que reconhece as melhores práticas do programa no país.

6° Book Parque Itinerante

Data: 17 de agosto

Local: Em frente à EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva (Rua Mogi das Cruzes, 441, Cidade Salvador – Jacareí)

Programação:

13h – Recepção da Comunidade

13h30 – Abertura

13h45 – Apresentação de Dança (Cia Radar de Dança ONG Pró Eficiência)

14h – Circuito de Oficinas (Intervenção Projeto Craft-Higiene Saúde, Arte Corpo e Movimento, Contação de História e Cubo Mágico)

14h30 – Apresentação Musical Matematicando (EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva)

14h40 – Teatro Musical com Libras (EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva)

14h50 – Circuito de Oficinas – Rodada 2

15h20 – Contação de História (EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva)

15h30 – Circuito de Oficinas – Rodada 3

16h – Exposição de Artesanato e Doação de Livros

16h30 – Apresentação de Capoeira (Grupo Arte e Cultura)

17h – Encerramento

Evento gratuito, aberto à comunidade

Botão Voltar ao topo