fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos cria placas para sensibilizar tutores de cães


Na Praça Ulysses Guimarães, no Aquarius, foram instaladas 20 placas e outras dez na Praça Melvin Jones, no Jardim São Dimas. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos está instalando placas em praças e áreas verdes da cidade para sensibilizar os tutores de cães a recolher as fezes dos seus animais. As primeiras foram instaladas na quinta-feira (15) na praça Ulysses Guimarães, no Aquarius, na região oeste, onde é grande a frequência de pessoas e pets dividindo o mesmo espaço de lazer.

Lá foram colocadas 20 placas e outras dez na praça Melvin Jones, na região central, que passou por revitalização recentemente com a troca do piso, alargamento das calçadas internas para priorizar a passagem de pedestres, melhoria da iluminação, novos bancos e paisagismo.

A nova sinalização pede a colaboração para manter a limpeza pública e destaca a Lei Municipal 7.088, de 2006, que obriga o recolhimento de dejetos fecais do animal doméstico em vias públicas pelo seu condutor.

Além de exemplo de cidadania e de respeito ao outro, recolher as fezes dos cães em espaços públicos evita a transmissão de doenças principalmente para as crianças que brincam nos parquinhos e praças.

Moradora do Aquarius, a diretora de escola aposentada Rosana Franco aprovou a iniciativa e espera que ajude na conscientização das pessoas. “Aqui 90% recolhe, mas 10% ainda não têm essa consciência. Tive cachorro e já recolhia numa época em que ninguém fazia isso. As pessoas até estranhavam”, conta Rosana que faz caminhada na praça e exercícios na academia ao ar livre.

A professora aposentada Elaine Oliveira de Queiroz Batista, que mora em Cassilândia (MS) e frequentemente vem visitar a filha, disse que as pessoas têm que colaborar com a limpeza da cidade. “Achei ótima a ideia das placas. Adorei São José e se pudesse escolher, moraria aqui”, disse.

Passeando na praça com a poodle Belinha na praça, Eliane estava com sacolinha de plástico e papel na bolsa para qualquer “eventualidade”.

A Secretaria de Manutenção da Cidade vai instalar mil placas em várias praças da cidade conforme a necessidade e a população também pode solicitar por meio da Central 156 (telefone, site da Prefeitura e aplicativo).

Na Praça Ulysses Guimarães a Secretaria de Manutenção da Cidade também está fazendo reparos na pista de caminhada e em calçamentos internos. O espaço tem 40 mil metros quadrados.

Botão Voltar ao topo