fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Cidade Cidadã envolve mais de 1.000 alunos de escolas estaduais

Representante da Secretaria de Mobilidade Urbana fala sobre trânsito e juventude no Cidade Cidadão. (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

Mais de 1.000 estudantes da rede estadual de ensino de São José dos Campos já foram atingidos nas quatro primeiras apresentações do Programa Cidade Cidadã. A atividade foi criada para levar informação e serviços úteis para jovens que estão cursando o Ensino Médio.

Desde terça (6) até a sexta-feira (9), estudantes de quatro escolas estaduais do município estão recebendo o programa. Já foram visitadas as escolas Lourdes Maria de Camargo, no Jardim Imperial (região sul), Yoshiya Takaoka, na Vila Paiva (região norte) e Valmar Lourenço Santiago, no Campos de São José (região leste). Nesta sexta-feira será a vez da Estevam Ferri, na região central.

Informação

O formato do módulo de informação do programa é um bate-papo descontraído sobre assuntos ligados à realidade da população jovem. A radialista Shirley de Souza faz a mediação entre os expositores e estimula ao máximo a participação dos estudantes com perguntas e comentários. As palestras são intercaladas por apresentações de música ao vivo.

Os parceiros são as secretarias municipais de Saúde, Apoio Social ao Cidadão e Mobilidade Urbana, além da Polícia Militar e do CVV (Centro de Valorização da Vida). Os temas abordados giraram em torno do suicídio na adolescência, cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, uso da camisinha, importância das vacinas, perigo de beber e dirigir e a atuação da Polícia Militar na comunidade, entre outros.

Entusiasmo

Os estudantes ficaram entusiasmados com o bate-papo. Iane Pereira Silva, 18 anos, aluna do 3º ano, moradora no bairro Santa Cecília I, era uma delas. “Gostei muito, me ajudou a esclarecer muitas dúvidas”, disse. “Além disso, esse tipo de evento ajuda a melhorar a imagem da nossa escola, que às vezes tem má fama por puro preconceito.”

Iane achou que a participação da Polícia Militar foi um dos destaques do Cidade Cidadã. “A gente ficou conhecendo o lado bom da polícia, ele trouxe informações que ajudam a amadurecer”, ressaltou, concluindo: “A gente ouve o colega, mas não ouve os mais experientes”.

Gabriel Henrique dos Santos, 17 anos, morador no Campos de São José, também cursa o 3º ano. Assim como sua colega, ele aprovou a participação da Polícia Militar na atividade. “Ele falou como a PM age e mostrou um lado que ajuda a polícia a se aproximar da população”, afirmou.

Cidadania

Ainda mais satisfeita que os estudantes estava a diretora da escola, Melissa Sant’Ana Ribeiro. “É uma grande satisfação ter nossa escola participando desse movimento inédito, nunca vi uma aproximação tão grande entre o governo municipal e as escolas estaduais”, comemorou. “Recebemos muita coisa boa junta no dia de hoje.”

Melissa observou que o Cidade Cidadã vai ao encontro do projeto de gestão da escola, que dá ênfase para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de seus 700 alunos. “O conjunto de informações foi ótimo e é muito bom saber que a parceria com o Inpe [próxima fase do programa] vai abrir a possibilidade dos nossos alunos proporem melhorias para a comunidade, isto ajuda na construção da cidadania.”

A diretora aguarda, agora, o módulo de serviços do Cidade Cidadã. “Nossos alunos terão a oportunidade de acesso a coisas que podem parecer simples, mas não são, como carteira de trabalho e inscrição no Ciee”, destacou.

Módulos

O Cidade Cidadã tem três módulos distintos. O de serviços foi levado na estreia do programa, no dia 24 de junho, na Escola Estadual Yoshiya Takaoka. Foram oferecidos vários serviços úteis para os estudantes. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) forneceu carteiras de trabalho; o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) cadastrou interessados para os programas de estágios e Jovem Aprendiz; e a startup joseense Jobis divulgou o serviço gratuito de perfis para vagas de emprego desenvolvido por ela.

O segundo módulo é o bate-papo sobre temas atuais. Nesta fase, equipes da Prefeitura e de instituições convidadas levam às escolas temas relacionados à juventude, como drogas, suicídio, segurança no trânsito, consciência digital, gravidez precoce, entre outros.

A etapa seguinte do programa irá envolver o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os representantes das escolas irão conhecer a estrutura do instituto e, a partir daí, terão como missão elaborar o georreferenciamento dos equipamentos públicos existentes no entorno da sua escola. Com as imagens de satélite de sua região, os estudantes escolherão as demandas prioritárias de novos equipamentos públicos para a comunidade.

O Programa Cidade Cidadã é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos com base legal no Estatuto da Juventude e está sendo implantado em parceria com a Diretoria de Ensino de São José dos Campos. A gestão é da Assessoria de Programas para a Juventude da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Botão Voltar ao topo