fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Bikes amarelas chegam ao Parque Ribeirão Vermelho

Relações públicas Helena agora pode acompanhar as corridas do marido Rafael no Parque Ribeirão Vermelho em uma bike . (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Yellow, uma das duas empresas que operam o sistema de bicicletas e patinetes compartilhados no município de São José dos Campos, continua expandindo sua área de abrangência. Agora, o serviço chegou ao fundo do bairro Urbanova, na região oeste, onde está o Parque Ribeirão Vermelho.

Na ensolarada manhã deste sábado (10), as bikes amarelas já podiam ser vistas na entrada do parque, à espera dos frequentadores. Local dominado por áreas planas e largas avenidas, a chegada das bikes promete ser um sucesso. Além disso, é permitido passear de bicicleta dentro do parque, o que aumenta ainda mais o prazer de frequentar o Ribeirão Vermelho.

A relações públicas Helena Alves, 31 anos, moradora no Urbanova, não perdeu tempo. Enquanto o marido Rafael praticava corrida na pista do parque, ela o seguia de perto com uma das bicicletas da Yellow.

“Nem lembro qual foi a última vez que andei de bicicleta, mas faz muito tempo, hoje estou parecendo criança, curtindo muito”, afirmou Helena, que usou o sistema pela primeira vez o sistema de bicicletas. “A locação é superfácil, aproveitei o crédito do Rafael, que já usou as bikes na Vila Ema, para substituir o automóvel.”

Piquenique

Enquanto isso, integrando um grupo de cerca de 30 pessoas do bairro Putim, na região sudeste, a maioria crianças, em um animado e farto piquenique no gramado do parque, Emerson Rezende, 43 anos, que trabalha na área de turismo, ficou sabendo da chegada das bicicletas ao parque.

“Estou conhecendo o parque pela primeira vez, mas já usei as bikes na avenida 9 de Julho [região central], quando fui curtir um passeio com a família”, disse Emerson. “Gostei muito do serviço, é barato, economiza espaço em casa porque não precisa ter bicicleta própria e é fácil de contratar.”

No Urbanova

As bicicletas chegaram agora ao Parque Ribeirão Vermelho, mas já estão no Urbanova desde o dia 27 de junho, quando a oferta, que antes era disponibilizada até o final da avenida Linneu de Moura, na chegada ao bairro, ainda antes da ponte Flamínio Vaz de Lima, foi ampliada para as avenidas Shishima Hifumi e Possidônio José de Freitas, chegando aos condomínios Urbanova 1, 2, 3, 4 e 5, até a altura da portaria principal da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Por meio do dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bicicletas e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

Em São José dos Campos, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.

Além da Yellow, a Samba também trabalha com o sistema de locação de bikes na cidade.

Credenciamento e educação

Atualmente, a Prefeitura de São José dos Campos credencia as empresas operadoras e as regras de circulação e conduta são definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Além disso, a Administração está investindo em campanhas educativas, como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Botão Voltar ao topo