fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Representantes deTaubaté são premiados como destaques da 2ª etapa do Circuito Nacional de Paratletismo

André Rocha melhor índice técnico. (Foto: Ronaldo Casarin)

No último fim de semana, 10 e 11 de agosto, a equipe de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté (SP), disputou a 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, o maior e mais importante evento do paratletismo no Brasil, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

O time taubateano teve um desempenho muito bom, onde a delegação de 13 paratletas conquistou um total de 21 medalhas –14 Ouros, 5 Pratas e 2 Bronzes.

Além de ter ficado na 2ª colocação do quadro geral de medalhas da competição, a equipe do Programa Esporte Para Todos também trouxe para casa dois prêmios individuais.

André Rocha (classe F53), levou o troféu de atleta com o maior índice técnico (ITC). Esse resultado é estabelecido por meio de um cálculo que leva em conta as marcas de André nas três provas que disputou na etapa do Circuito Loterias Caixa – Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo.

André Rocha quebrou novamente o Recorde Brasileiro no Lançamento de Dardo, vencendo a prova com 21,27m. No Arremesso de Peso, estabeleceu sua melhor marca da carreira com 10,26m. O paratleta foi Ouro também no Lançamento de Disco.

Julyana Cristina teve um fim de semana vitorioso. Disputando as mesmas três provas que André, só que na classe F57, a paratleta taubateana venceu o Lançamento de Disco com a marca de 27,12m, estabelecendo o novo Recorde Brasileiro da prova nesta classe. No Arremesso de Peso ela também foi Ouro, vencendo com 9,75m, fazendo assim a sua melhor marca da vida nesta prova. Julyana também foi Ouro no Lançamento de Dardo, com 17,15m.

O técnico Guto Nascimento, da equipe taubateana, também foi premiado. Ele, que é o treinador de André e Julyana, foi o 2º melhor técnico desta etapa do Circuito. A pontuação é gerada com base nos resultados dos paratletas treinados por ele.

Próxima competição: A equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos volta a competir no Campeonato Brasileiro de Paratletismo, que será realizado de 27 a 29 de setembro, no CT Paralímpico em São Paulo.

Antes disso, três integrantes do time estarão defendendo o Brasil nos Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru, a partir de 23 de agosto. Os paratletas André Rocha (classe F53) e Alessandro da Silva (classe F11) disputarão ambos o Arremesso de Peso e o Lançamento de Disco. O técnico Guto Nascimento também estará no Parapan como um dos treinadores da Seleção Brasileira. Os três embarcam com a delegação brasileira na próxima semana.

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Calendário do Paratletismo de Taubaté em 2019:
– Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru – 23 de agosto a 01 de setembro.
– Campeonato Brasileiro de Paratletismo – 27 a 29 de setembro, no CT Paralímpico, em São Paulo.
– Campeonato Mundial de Paratletismo – 07 a 15 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Botão Voltar ao topo