fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projetos sociais e ambientais são destaque no Festival Costuras Urbanas de Jacareí

Evento gratuito ocorre no dia 31 de agosto, na Praça de Eventos da Vila Garcia, com estandes de produtos agroecológicos, exposição de artesanato, atividades culturais e esportivas

Alguns dos projetos de cunho social, ambiental, cultural e esportivo apoiados pela Suzano no Vale do Paraíba estarão em destaque no dia 31 de agosto, quando ocorre a segunda edição do Festival Costuras Urbanas “Conexões para Sustentabilidade”, na Praça de Eventos da Vila Garcia, em Jacareí, das 8h às 14h.

Aberto ao público, o evento tem o objetivo de valorizar as iniciativas da comunidade e gerar renda para participantes de projetos como “Quintais Produtivos”, “Práticas Sustentáveis”, “Mãos que Valem”, “Pé na Bola, Cabeça na Escola” e “Jovens Urbanos”, que terão estandes e atividades no local. As iniciativas beneficiam mais de 1.200 pessoas na região e trouxeram novas perspectivas de trabalho e lazer para a comunidade.

“A primeira edição do evento teve grande aceitação e destacou o trabalho desenvolvido pelos moradores da região. A liderança dos projetos está assumindo o protagonismo, organizando um evento cada vez mais abrangente, que fortalece a rede comunitária e difunde práticas que valorizam a qualidade de vida e alimentação saudável”, afirma o consultor de desenvolvimento sustentável da Suzano, Adriano Martins.

Um dos destaques será a exibição e venda de frutas, verduras, legumes, ervas medicinais e plantas alimentícias produzidos sem utilização de agrotóxicos. Os visitantes poderão comprar produtos agroecológicos como goiaba, acerola, mamão, alface, brócolis, berinjela, cenoura e mandioca, além de doces feitos com os ingredientes produzidos nas casas dos participantes dos projetos.

Também integram a programação: exposição de produtos e tecnologias ambientais de baixo custo voltadas à aplicação doméstica, troca de sementes e mudas, demonstrações de compostagem, exposição de minhocário, fertilizante natural e sabão feito com óleo de cozinha reciclado, além de apresentações esportivas e culturais. Outra atração é a exposição de artesanato do grupo “Mãos que Valem”, que também conduzirá uma oficina dentro do festival “Costuras Urbanas – Conexões para a Sustentabilidade”.

Os jovens do Projeto Jovens Urbanos, iniciativa que também é realizada no distrito de São Silvestre e que beneficia 20 participantes, ficarão responsáveis por fazer um material de divulgação de todo o evento (incluindo as fases de preparação) usando os recursos de informática do projeto para execução.

Participante do “Quintais Produtivos” desde o ano passado, a dona de casa Maria do Carmo Teodoro Pinto se mostra animada em participar pela segunda vez do evento e comercializar os produtos cultivados em casa. “Vou levar couve, chuchu, alface e doce de leite feito com erva cidreira. No primeiro evento o público foi grande e conseguimos mostrar o trabalho que desenvolvemos”, diz.

Para ela, iniciativas como o “Quintais Produtivos” e o “Práticas Sustentáveis” são importantes principalmente para os jovens, como seu neto Gabriel, de 11 anos, que a incentivou a participar após ter contato com os temas de educação ambiental na EMEF Prof. José Eboli de Lima.

“Vejo o Gabriel mais consciente sobre a importância de conservar o meio ambiente e economizar os recursos naturais. Ele também ensina as irmãs mais novas, ajuda a plantar na horta. Eu mesma aprendi bastante nas reuniões do projeto, melhorando a maneira de fazer compostagem e de plantio das verduras”, conta.

Os Projetos

O “Quintais Produtivos” beneficia 12 famílias do distrito de São Silvestre e trouxe benefícios como a implementação da primeira horta orgânica e ergonômica, utilizando material de descarte industrial e possibilitando acessibilidade e conforto para a participante do projeto; desenvolvimento de uma pequena área consorciada de várias culturas (mini agrofloresta); reutilização de todo o resíduo da cozinha em todas as propriedades e comercialização de produtos na comunidade e na Lojinha Social da Suzano em Jacareí.

Esta iniciativa é um desdobramento do projeto “Práticas Sustentáveis”, realizado desde 2017 na EMEF Prof. José Eboli de Lima como parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) da Suzano.

O “Práticas Sustentáveis” envolveu cerca de 380 estudantes da escola, que criaram um pomar, desenvolveram um sistema de captação de água da chuva, trabalharam com a compostagem de resíduos orgânicos, plantaram árvores frutífera e cuidaram da horta e da espiral de ervas. Uma das conquistas foi conseguir transformar em adubo todo o resíduo da cozinha da escola, gerando economia indireta anual de R$ 7.000. O projeto foi ampliado neste ano, com realização de atividades na EE Antonio José de Siqueira, envolvendo 600 alunos na implantação de canteiros de horta orgânica.

Já o projeto “Mãos que Valem” apoia 15 artesãs do distrito e mais 16 da cidade de Jambeiro. Os participantes já expuseram seus produtos no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e outras localidades, assim como estiveram na ABCasa Fair, maior feira de produtos e decoração para casa da América Latina, com o único estande de linha de artesanato autoral do evento.

Na área esportiva, o “Pé na Bola, Cabeça na Escola” é uma parceria com o Instituto Girinos, que oferece aulas de futebol e acompanhamento escolar para cerca de 200 crianças e adolescentes de Jacareí.

Botão Voltar ao topo