fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mais de 900 alunos de Pinda devem participar do “Trilhos Pedagógicos” no 2º semestre de 2019

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Arthur de Andrade participando do projeto Trilhos Pedagógicos História e Cidadania no 1º semestre de 2019. (Foto: Divulgação/STM)

Com o fim das férias de julho, estão de volta, além das aulas regulares, as atividades do programa Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania. Neste semestre devem ser atendidos mais de 900 alunos de 34 escolas municipais de Pindamonhangaba. Promovido pela Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) em parceria com a Secretaria da Educação de Pindamonhangaba, a iniciativa visa difundir conhecimentos sobre a centenária estrada de ferro e sua importância para o desenvolvimento da região a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o secretário de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba, Prof. Júlio Valle, o projeto foi idealizado como complemento do ensino às crianças da Rede Municipal e colaboração para a formação da cidadania. “O projeto Trilhos Pedagógicos vem reforçar as possibilidades de utilizarmos nossa cidade, nossa memória e nossa identidade como instrumentos potencializadores do trabalho que os professores já desenvolvem, promovendo uma educação cidadã que reconheça a importância de nossa história”, explicou.

O passeio começa na estação Pindamonhangaba e segue até a parada Monteiro Lobato, em um percurso de 17 km que dura aproximadamente 45 minutos. Durante a viagem, as turmas têm a oportunidade de visitar o Parque Reino das Águas Claras, que abriga figuras em cerâmica de personagens que fazem parte da obra do escritor Monteiro Lobato. O trajeto total dura 2h30.

Neste ano, antes do recesso de julho, foram realizadas 17 excursões com 718 alunos e 62 professores e auxiliares de 26 escolas municipais. Desde sua criação, em setembro de 2017, o projeto já atendeu 3.257 estudantes e 322 educadores de 40 instituições de ensino locais.

Para complementar a experiência educacional, os participantes recebem na sala de aula um material pedagógico com mais informações e atividades sobre a viagem de trem para debater os temas abordados.

Botão Voltar ao topo