fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hospital Regional do Vale do Paraíba faz alerta sobre o câncer de pulmão

Unidade de Quimioterapia do Hospital Regional do Vale do Paraíba. (Foto: AI-HR)

No dia 29 de agosto foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída pela lei nº 7488 de 1986 que tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população dos riscos à saúde causados pelo cigarro.

O tabagismo é a doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se da principal causa de morte evitável no mundo. Tendo como forma mais comum de consumo do tabaco, o fumo é, de longe, o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer, principalmente o de pulmão.

No Brasil os números também preocupam. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que 13% de todos os novos casos de câncer do País são de pulmão e, pelo menos 85% destes diagnósticos estão associados ao consumo de derivados de tabaco. Quase 28 mil brasileiros morreram em decorrência da doença somente em 2017.

Os atendimentos ligados ao câncer de pulmão no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, refletem o cenário nacional. O total de atendimentos sentiu um aumento de 35,64%. No primeiro semestre deste ano foram 822 procedimentos realizados, entre consultas, tratamentos em Radioterapia ou Quimioterapia e cirurgias, contra 1.221 em todo o ano de 2018. A média mensal de atendimentos passou de 101 no ano anterior para 137 em 2019.

A detecção precoce e o tratamento adequado possibilitam maior chance de cura, mas é importante estar atento a alguns sinais, como explica a Coordenadora do Serviço de Oncologia do HR, Dra. Glaucia Lolita. “É sempre relevante que as pessoas fiquem atentas a sintomas respiratórios recorrentes, como estados gripais de repetição, pneumonias, tosses persistentes e dor torácica. A qualquer suspeita, procurar assistência médica”.

O tratamento do câncer de pulmão depende do tipo e estágio em que a doença se encontra, podendo ter o tratamento cirúrgico, com sessões em Radioterapia e Quimioterapia, ou modalidades combinadas. O Hospital Regional, do Governo do Estado de São Paulo, é referência em Oncologia para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Botão Voltar ao topo