fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Guaratinguetá e Cachoeira Paulista recebem o projeto “BuZum!”

Com apoio da CCR Nova Dutra, o espetáculo “Curumim”, Buzum! leva sessões gratuitas para as cidades. (Foto: Leonardo Campos/CCR NovaDutra)

O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o espetáculo “Curumim”, com apoio da CCR NovaDutra, com sessões gratuitas em Guaratinguetá (15 e 16 de agosto) e em Cachoeira Paulista (19 e 20 de agosto). As apresentações são realizadas pela Cia. Buzum! e ocorrem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Percorrendo diversas cidades, o ônibus BuZum! estaciona no município levando as lendas indígenas, com sete sessões do espetáculo a cada dia. Regada de mitos folclóricos, a história traz a valorização da cultura popular brasileira, histórias indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte.

Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, o BuZum! estimula as pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível em que os talentosos atores traduzem nas encenações. Além disso, os participantes ainda levarão o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos, tanto aos alunos, quanto aos professores.

Espetáculo “Curumim”

O espetáculo “Curumim”, realizado pela Cia. BuZum!, é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. A história, que é encenada por divertidos atores, conta que há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta. Todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver. Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

Serviço
BuZum! – “Curumim”

Guaratinguetá
Data: 15 de agosto (quinta-feira)
Local: EMEIEF Profº. José Benedito Averaldo Galhardo (Rua José Luiz Carli, 30 – Bairro Pedregulho) – Guaratinguetá – SP.

Data: 16 de agosto (sexta-feira)
Local: EMEIEF Profº. João Mendes Filho (Rua Cuiabá, 239 – Bairro Jardim Vista Alegre) – Guaratinguetá – SP.
Horários das apresentações: 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h10 e 14h50.

Cachoeira Paulista
Data: 19 de agosto (segunda-feira)
Local: Praça Parque Primavera – Avenida Antonio Marota, Parque Primavera Cachoeira Paulista – SP.

Data: 20 de agosto (terça-feira)
Local: EMEIEF “Profº Joaquim Monteiro da Silva” – Rua Manoel Rodrigues Fontes, 87, Vila Carmen – Cachoeira Paulista – SP.

Horários das apresentações: 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h10 e 14h50.

Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos

Botão Voltar ao topo