VÍDEO: Grupo de Mergulhadores de Combate da Marinha treina fast rope na Unitas LX

Share:

O Grupo de Mergulhadores de Combate da Marinha – GRUMEC – realizou um treinamento de fast rope durante o Exercício Naval Unitas, no Rio de Janeiro.

O treinamento foi realizado no Porta Helicópteros Multipropósito “Atlântico” e contou com a presença de militares de Forças Especiais de outros países e da Guarda Costeira dos Estados unidos.

A técnica fast rope é utilizada para realizar o desembarque rápido de militares em ambiente hostil, como por exemplo, na tomada/recuperação de um navio que esteja nas “mãos do inimigo”. Não se utiliza equipamentos, como mosquetões e freio, mas apenas luvas para segurar o cabo e que leva o combatente do helicóptero até o solo, usando os pés trançados à corda como freio.

Alguns dos militares que participaram do treinamento no PHM Atlântico. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

No treinamento realizado no PHM Atlântico, primeiro os militares praticaram a técnica na parte interna do navio, depois. No treino oficial, um helicóptero saiu do navio “Bahia” e pousou no Atlântico. Os militares embarcaram e o helicóptero fez um circuito até retornar ao PHM para que os militares fizeram a descida e simulassem a retomada do navio. Confira as imagens no vídeo acima.

GRUMEC durante ação no PHM Atlântico. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Combatentes durante a execução do fast rope e simulação de retomada de um navio. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)