fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escola infantil da região sul de São José recebe ação de mobilidade segura

Escola infantil da região sul recebe ação de mobilidade segura da Prefeitura. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Marianita de Oliveira Pereira Santos, no Bosque dos Eucaliptos, região sul de São José dos Campos, recebeu nesta segunda-feira (19) uma ação de mobilidade segura, realizada pela equipe de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A ação tem percorrido escolas públicas do município e o objetivo é conscientizar cerca de 10 mil crianças, principalmente do Pré 1 e Pré 2, de 4 a 6 anos, sobre as características do trânsito e a importância de uma boa relação entre os usuários das vias públicas para manter um trânsito mais seguro.

Com foco também na campanha Sinal de Gentileza, as crianças aprendem, por exemplo, sobre a travessia correta na faixa de pedestre, da utilização do cinto de segurança, do uso da cadeirinha para crianças até sete anos e da proibição de sentar no banco da frente para crianças de até 10 anos.

A diretora da escola, Célia Regina Porto Braga, de 55 anos, elogiou a ação. “É importante porque ajuda as crianças a reeducarem os pais no trânsito. As crianças também aprendem desde já sobre uma conduta correta no trânsito pra quando forem adultos”, disse a educadora.

“Todos os anos tivemos ações da Secretaria de Mobilidade na escola, com teatro etc. Essa ação de hoje é importante também porque conscientiza sobre uma travessia mais segura na faixa de pedestre, para não serem atropelados”, completou Célia.

São José dos Campos, inclusive, registrou uma queda de 18,5% no número de atropelamentos na comparação entre os meses de abril, maio e junho do ano passado e no mesmo período de 2019, quando as ações do programa #Sinal de Gentileza começaram. De acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), responsável pelo atendimento das ocorrências, foram 81 em 2018 e 66 no mesmo período deste ano.

Durante a apresentação da atividade de mobilidade segura, as crianças também interagem com um agente da mobilidade, que de forma lúdica, reforça os cuidados necessários no trânsito, e recebem uma cartilha com as regras e cuidados apresentados na ação.

Sinal de Gentileza

A campanha #SinaldeGentileza, lançada pela Prefeitura de São José dos Campos em março deste ano, já impactou direta e indiretamente 208 mil pessoas. A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência.

Botão Voltar ao topo