fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Campos do Jordão dá início a instalação de lixeiras subterrâneas

(Foto: Divulgação/PMCJ)

A Prefeitura de Campos do Jordão inicia, nesta quarta-feira, dia 21, a instalação de três conjuntos de lixeiras subterrâneas. As lixeiras serão instaladas em Abernéssia (perto do Mercado Municipal), no Capivari e no Portal de entrada da cidade.

O sistema visa o descarte adequado de resíduos sólidos e a criação de uma cultura de reciclagem na população. Em Abernéssia e no Portal, serão instalados conjuntos com três lixeiras. Duas delas será para lixo seco e uma para lixo úmido.

No Capivari, o conjunto terá quatro lixeiras, também uma para lixo úmido e três para lixo seco. Abaixo do solo, cada uma das lixeiras terá coletores, com capacidade para mil litros, que receberão os detritos separadamente. A destinação final do material reciclável será as cooperativas de catadores e o lixo úmido será recolhido pelo caminhão de coleta e seguirá para o Aterro Sanitário.

Educação Ambiental e Saúde
Para o prefeito Fred Guidoni, a proposta compreende também uma questão de saúde pública e de educação ambiental. “A exposição dos resíduos sólidos apresenta riscos à população, podendo acarretar em doenças.

Os odores e a sujeira que o descarte impróprio gera também compromete a limpeza da nossa cidade. Com a instalação estamos ao mesmo tempo educando a população e os visitantes para o descarte correto dos resíduos, preservando o meio ambiente, sem causar poluição visual”, diz.

Acima da superfície é uma lixeira de tamanho comum, que não interfere na paisagem, o que reflete positivamente no turismo.

Na quarta e na quinta-feira (21 e 22 de agosto), a Secretaria de Meio Ambiente fará palestras para diretores e coordenadores de ensino, Conselho de Meio Ambientes e para os funcionários públicos e terceirizados, que atuam na limpeza urbana, sobre o uso das lixeiras.

As lixeiras estão sendo instaladas mediante convênio assinado pela Prefeitura com o Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, com projeto aprovado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira. O valor total é de R$ 421.208,66.

Botão Voltar ao topo