fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos da ESA recebem pela 1ª vez o sabre sargento Max Wolff Filho

Cerimônia na ESA. (Foto: Cb Estevam)

A Escola de Sargento das Armas (ESA) foi palco de uma cerimônia inédita. No dia 10 agosto, pela primeira vez, os alunos e alunas do Curso de Formação de Sargentos da ESA e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) utilizaram o uniforme escolar e receberam o sabre Sargento Max Wolff Filho.

A solenidade contou com a presença do Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Morão, do Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, do Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio César de Arruda e de diversas autoridades civis e militares.

Para o comandante da ESA, General de Brigada Adilson Giovani Quint, a entrega do sabre valoriza a formação dos recursos humanos do Exército, particularmente a do sargento combatente. “O sabre representa a honra militar. Esse evento é de fundamental importância, pois valoriza nossas raízes e presta homenagem ao Sargento Max Wolff Filho, um dos nossos heróis na Segunda Guerra Mundial, que simboliza inúmeros valores, como coragem, dedicação, comprometimento com a missão, patriotismo, profissionalismo e espírito de sacrifício. O sabre representa a honra militar.”

Durante a cerimônia, uma réplica do sabre usado pelo Sargento Max Wolff Filho nas Revoluções de 1930 e 1932 foi conduzida por familiares do militar até o local de destaque. Para a sobrinha-neta do sargento, Doroti Szeremeta, o momento foi de grande emoção. “Ele é um orgulho para toda família. Ele amava a Pátria e todos os ideais defendidos pelo Exército. É muita emoção fazer parte desse momento”, enfatizou.

O aluno destaque geral do curso, Renan Péricles Bezerra da Silva, recebeu o sabre das mãos do Vice-Presidente da República, mais alta autoridade presente. Para o aluno, o momento foi de muita alegria: “é muito orgulho, é a realização de um sonho. Estar aqui e receber o sabre como destaque é muito emocionante”.

Alunos durante a formatura em Três Corações, MG. (Foto: Cb Estevam)

Nas palavras dirigidas aos alunos o Vice-Presidente destacou que “ao instituir o sabre Max Wolff Filho como componente do uniforme escolar para os alunos do Curso de Formação de Sargentos, a Força Terrestre homologa a política institucional de valorizar a carreira das praças, investindo naquele que é o líder primário das pequenas frações”.

Botão Voltar ao topo