fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté deverá retomar passeios do trem Maria Fumaça no Parque do Itaim

Locomotiva a vapor alemã da marca Linke Hofmann(Foto: divulgação/PMT)

A Prefeitura de Taubaté informou que irá retomar até o final deste ano as operações da Maria Fumaça no Parque do Itaim. Para isto, três servidores devem passar os próximos meses por um treinamento na condução da locomotiva junto aos profissionais da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ).

Antes de entrar em operação, a locomotiva a vapor alemã da marca Linke Hofmann, com ano de fabricação de 1927, passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão e por testes na via férrea. O treinamento dos maquinistas e o empréstimo da locomotiva foram definidos em maio deste ano por meio de um convênio assinado entre a prefeitura e a EFCJ. Ao término do empréstimo, caberá à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo o traslado do equipamento ao Parque do Itaim.

A Maria Fumaça chegou ao Parque do Itaim em 2004, na ocasião de inauguração das instalações. O passeio pelo parque dura entre 15 e 20 minutos. São transportados 140 passageiros distribuídos em dois vagões.

A prefeitura promoveu a recuperação dos trilhos após o alagamento de parte do circuito. A recuperação contou com o desassoreamento do rio Itaim.

Botão Voltar ao topo