fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Urbam oferece cursos de capacitação profissional em São José dos Campos

Capacitação oferecida pela Urbam é direcionada aos funcionários de várias área. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Urbam (Urbanizadora Municipal) está oferecendo diversos cursos de capacitação profissional para seus funcionários. Na quarta-feira (24), quinta-feira (25) e sexta-feira (26), funcionários de vários setores da empresa participam de treinamento para operar máquinas e ferramentas como roçadeiras e sopradores.

O curso teórico e prático para 150 funcionários acontece em várias turmas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório e em área verde nas proximidades da sede da Urbam.

O treinamento atende à norma regulamentadora NR 12 (itens 12.135 e 12.136), que trata sobre “Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos”.

Os participantes estão sendo capacitados a operar e manusear as ferramentas (roçadeiras e sopradores), ressaltando ainda a prevenção quanto aos riscos que estão expostos e as medidas de proteção individuais e para segurança da população.

A capacitação é direcionada aos funcionários de várias áreas: limpeza urbana, apoio à manutenção da cidade, Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, cemitérios e os que atuam em outras secretárias.

Taís Cristina de Oliveira, funcionária do setor de limpeza urbana, já utiliza o soprador nos serviços de varrição e participou do curso para aprender a manusear a roçadeira. “Quero aprender a usar roçadeira da forma correta para mais segurança no trabalho.”

Limpeza profissional

Outro curso oferecido nesta quarta e quinta é o de limpeza profissional. Participam funcionários da sede, da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos e da Funerária.

Os funcionários recebem orientações sobre técnicas e procedimentos de limpeza e conservação de pisos, limpeza e higienização de bebedouros, limpeza de vidros, polimento e limpeza de aço inox, limpeza e desinfecção de ambientes internos e externos, limpeza de superfícies verticais, remoção de ceras e impermeabilizantes.

Também são orientados quanto ao uso adequado de produtos de limpeza, uso e conservação de máquinas e equipamentos e uso de equipamentos de segurança, além dos fatores de risco no trabalho, entre outros. Na semana passada, o curso foi para a área de jardinagem.

Os treinamentos fazem parte do Programa de Capacitação e Qualificação Profissional implantado pela empresa em 2017. Vários profissionais já fizeram cursos visando a melhoria dos serviços prestados à população

Botão Voltar ao topo