fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Pronto-Socorro Infantil de Urgência é inaugurado oficialmente em Pinda

O Pronto-Socorro Infantil de Urgência de Pindamonhangaba foi entregue, oficialmente, nesta sexta-feira, dia 26 de julho de 2019. O PSIU foi criado com as obras de reforma e ampliação Pronto-Socorro Municipal que atende atualmente, segundo dados da prefeitura, cerca de 17 mil pessoas por mês oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PS Infantil está localizado na parte superior do prédio do Pronto-Socorro e foi exatamente por lá que as obras tiveram início, conforme explica a secretária de Obras de Planejamento, Marcela Franco Dias. (vídeo)

Ainda foram criados dois novos acessos ao piso superior, sendo um por meio de elevadores e outro por uma escada, visando facilitar o acesso ao PSIU. Também foi criada uma nova entrada de emergência, dentre outras ampliações e melhoras em todo o prédio.

Cerimônia de entrega aconteceu nessa sexta-feira, dia 26 de julho. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O projeto para as melhorias e reforma do PS, além da criação do PSIU, foi elaborado por funcionários da própria prefeitura em cerca de três meses, conforme explica o prefeito Isael Domingues, que ainda enfatiza que tal medida foi tomada para agilizar todo o processo. (vídeo)

• Confira a galeria com fotos do evento

Novos equipamentos de urgência e emergência, como monitores, aspiradores e respiradores, mobiliários, computadores, dentro outros que ajudam profissionais a salvarem vidas, também foram adquiridos pela administração para melhorar e dar agilidade no atendimento aos pacientes. Foi criado ainda um espaço ecumênico no andar térreo.

 

A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, falou sobre o novo Pronto-Socorro, destacando, principalmente, o novo Pronto-Socorro Infantil que irá proporcionar um atendimento com mais agilidade e qualidade para os pequenos pacientes. (vídeo)

Para deixar o ambiente mais propício ao atendimento das crianças, a ala do PSIU recebeu um grafismo com temas infantis e os pequenos que forem atendidos receberam alguns mimos, tudo pensando em um atendimento mais humanizado para eles.

Placa de inauguração do PS Infantil homenagem o pediatra Enrico Tutihashi. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O Pronto-Socorro Infantil recebeu o nome do pediatra Enrico Kanzô Tutihashi, que há muitos anos labuta no trabalho diário com crianças em Pindamonhangaba e outras unidades de saúde da região. Tutihashi agradeceu a homenagem, mas acima de tudo, enfatizou que a criação do PSIU é a realização de um sonho tanto dos médicos pediatras quanto de pais que procuram atendimento para seus filhos no PS de Pindamonhangaba.

Após a conclusão da ampliação e melhorias, Isael Domingues afirma que o próximo passo é melhorar a Atenção Básica nos bairros para que apenas pessoas em situação de urgência e emergência busquem atendimento no PS. Ele ainda cita a conclusão das obras da UPA do Araretama como mais um passo importante para agilizar o atendimento no Pronto-Socorro Municipal. (vídeo)

Nova fachada do Pronto-Socorro de Pindamonhangaba. (Foto: Sérgio Ribeiro/PortalR3)

O valor final do contrato para a realização da obra foi de R$ 2.074.500,45, sendo R$ 1.547.281,10 de aporte do Governo do Estado, de acordo com a prefeitura de Pindamonhangaba.

Botão Voltar ao topo