fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura incentiva turismo de observação de aves em São Francisco Xavier

A atividade integra o projeto Avoando SFX, que também visa estimular regularmente o turismo de observação de aves em São Francisco Xavier. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos e a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), realizaram na manhã deste sábado (13), uma observação de aves no Parque Municipal de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos.

A atividade integra o projeto Avoando SFX, iniciado na quinta-feira (11), e é parte de um esforço que envolve a administração municipal e a sociedade civil para estimular o turismo de observação de aves no distrito, área de grande biodiversidade e importância ambiental.

A observação de aves é uma atividade que ganha novos adeptos a cada dia, no mundo inteiro, e é um turismo benéfico para São Francisco Xavier, por ter forte carga de consciência ambiental.
O distrito, inclusive, foi um dos locais escolhidos para a reintrodução da jacutinga, espécie ameaçada de extinção, e ainda o bicudinho-do-brejo-paulista, espécie identificada somente em 2004. O distrito de São José dos Campos tem cerca de 400 espécies registradas.

O morador da capital paulista, Felipe Vieira, participou da observação de aves e é prova do potencial turístico do distrito. “Estou de férias e vim aqui para a região, queria conhecer algumas cidades do interior e vi essa opção de atividade [em São Francisco Xavier]”, conta.

“Vou muito para a mata, mas foi a primeira vez com esse intuito, de observar as aves. Foi muito bom, entrar na mata com ágüem de experiência foi um aprendizado, do que observar, como se abrir para uma observação de pássaros, o pessoal utiliza muitas técnicas e é bem legal”, completa.
Segundo Felipe, a observação muda a percepção com as aves. “São detalhes que acabam sendo de grande aprendizado. O olhar fica mais sensível depois de uma experiência como essa. Já vi muitos pássaros depois dela, onde antes poderia passar despercebido”, conclui.

Programação restante do fim de semana

14 de julho (Domingo)
Local: Parque Municipal Natural Augusto Ruschi, em São José (Parque da Cidade)
7h: Saída de observação de aves – coordenação de Rodrigo Dela Rosa (vagas limitadas)
10h: Roda de conversa: “As aves no Parque Augusto Ruschi” – Rodrigo Dela Rosa

Local: Parque Municipal de São Francisco Xavier
8h: Saída de observação de aves – coordenação de Jorge Lucas Moreira (vagas limitadas)
Local: Casa de Cultura de São Francisco Xavier
10h: Oficina de desenho de aves para crianças e jovens – por Cristiane Gardim
Exposição de fotografias de aves
Curador: Ricardo Martins
Casa de Cultura de São Francisco Xavier: de 10 de julho a 10 de agosto
Parque Vicentina Aranha: de 11 de julho a 10 de agosto

* Para participação nas atividades com vagas limitadas, é preciso inscrever-se
por este formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSei8q5kmv9fEfmQ9t8oHx0ehL7qPLwevyX27_foYo-j-ms8ug/viewform.

As palestras, assim como as oficinas de Cristiane Gardim, são abertas a todos.
Mais informações: (12) 3926-1790

Botão Voltar ao topo