fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Parque de São José comemora 50 anos do homem na lua

Em 20 de julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong tornou-se o primeiro ser humano a caminhar sobre a Lua. O feito, que completa meio século em 2019, foi uma das maiores conquistas tecnológicas de todos os tempos e um marco do progresso científico.

O Parque Vicentina Aranha, que há mais de 5 anos promove atividades ligadas ao universo da ciência, comemora a data com diferentes atividades durante o mês de julho.

A programação começa neste domingo (07) às 10h, com uma edição especial do projeto Astronomia para Todos, que irá explorar o surgimento dos asteroides e sua relação com a nebulosa que deu origem ao Sistema Solar. Em uma palestra informal, será demostrada a distribuição espacial atual desses corpos em nosso sistema planetário, como eles são classificados e algumas de suas propriedades como temperatura, densidade, composição química e órbitas.

Ainda serão exploradas as relações entre os asteroides e a origem da vida em uma discussão se esses corpos representam uma ameaça para a vida na Terra. A atividade será ministrada pelo pesquisador titular do INPE, José Williams dos Santos Vilas Boas, doutor em Astrofísica pelo INPE (1998) e pós-doutor pela Harvard University (1993). A atividade é livre, com tradução simultânea em LIBRAS.

O Cinema ao Ar Livre exibe o Primeiro Homem (2018), no dia 16/07 (terça) às 19h. Baseado no livro de Jame R. Hansen, o longa apresenta a fascinante história sobre a missão da NASA – National Aeronautics and Space Administration de levar o primeiro homem até a lua, durante o período de 1961 a 1969.

Produzido em primeira pessoa, o filme explora os martírios a fim de concretizar a missão mais perigosa da história, sob o olhar do astronauta Neil Armstrong. Filme vencedor do Oscar 2019 de Melhores Efeitos Visuais e do Globo de Ouro 2019 de Melhor Trilha Sonora Original.

Na quinta-feira (18) às 19h, o Cidade em 4 Tempos convida três pesquisadores para comentar os feitos espaciais e avanços científicos posteriores à Missão Apolo 11. O projeto recebe o Pro-Reitor de Pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Dr. Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado; Pesquisador Titular do INPE, Dr. João Braga; e o Dr. Rodolpho Vilhena, Doutor em Dinâmica Orbital e Mecânica do Vôo pelo ITA e pós-doutor em Engenharia Aeroespacial pela The Texas University at Austin.

A mediação será feita pelo professor Roberto Stempniak, Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA, pós-doutorado como Guest Worker no National Bureau Of Standards e coordenador do projeto Ciência no Parque. Entrada franca, com lugares limitados por ordem de chegada.

Pela primeira vez, o Parque recebe o Planetário Móvel: Nós e o Universo Somos Um, com o projeto Móbile. Através de recursos lúdicos e interativos, o Planetário Móvel consiste em sensibilizar crianças e adultos em relação ao Universo em que vivemos, desenvolvendo o interesse em conhecê-lo mais e despertando a consciência da necessidade de cuidado com o nosso planeta.

O projeto foi desenvolvido pelo Profº Irineu Varella, Diretor do Planetário Municipal de São Paulo de 1980 a 2002. O Planetário Móvel estará aberto para visitação somente no dia 20 (sábado), com sessões de 45 minutos de duração às 10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h. A cada sessão, vamos fazer uma viagem espacial e descobrir o maravilhoso mundo da astronomia. Visitar os planetas, pisar na Lua, ver o Sol, explorar o planeta vermelho e entender os eclipses. A entrada é franca, com vagas limitadas. Senhas serão distribuídas com 15 minutos de antecedência de cada sessão. A partir das 18h, haverá Observação Noturna de Astros em frente ao Pavilhão Cia Paulista.

Programação de Férias no Vicentina

Tempo de férias, e o Parque se transforma num grande e delicioso quintal. Além do Planetário Móvel, o Vicentina propõe Sessões de Cineminha e atividades ao ar livre para tirar as crianças de casa. É necessária presença de um adulto responsável durante todas as atividades.

O Cineminha de Férias exibe Pé Pequeno (2018) no dia 10/07 (quarta) às 15h – uma divertida animação sobre o Abominável Homem das Neves. No dia 17/07 (quarta) às 15h é a vez de Hotel Transilvânia 3 – Férias Monstruosas (2018). As exibições gratuitas e dubladas possuem lugares limitados por ordem de chegada.

Na quinta-feira (11) das 15h às 16h, têm a Contação e História “Curió” com Oficina Criativa. Curió é o personagem escolhido para dar inicio a uma história de criatividade e transformação. Um personagem que nasce branquinho somente com olhos e bocas, e vai ganhando vida através de aventuras, criatividade e muita curiosidade. Por onde passa, Curió busca de forma lúdica transformar um pouquinho seu dia-a-dia e a si mesmo.

Criativo por si só ele é capaz de transformar folhas em capas, palha e barro em uma linda casinha, tocar as estrelas e alcançar as nuvens. Desta forma, convidamos as crianças a explorarem o ambiente que vivem e expandirem o olhar. Atividade ministrada por Raquel Abramant, Designer de Moda que desde os 15 anos aprendeu a transformar tecidos, recortes e sucatas em roupas, toys e objetos lúdicos; e André Luis, Técnico em Mecânica Industrial, skatista, mergulhador e amante das atividades ao ar livre.

Logo após a contação, das 16h às 17h, haverá brincadeiras de antigamente com os monitores e voluntários do Vicentina. As atividades gratuitas são indicadas para crianças acima de 04 anos, com vagas limitadas por ordem de chegada.

Em uma Visita Histórica Lúdica na quinta-feira (18) das 15h às 16h, as crianças poderão conhecer um pouquinho da história do antigo Sanatório Vicentina Aranha onde também terão acesso ao Pavilhão Central.

O passeio será conduzido pelo historiador Fabio Bueno, mestre e especialista em História Social pela UEL, trabalha há cerca de 6 ano com patrimônio cultural em projetos como o Programa de Educação Patrimonial da FCCR, Programa Museu Vivo e no Programa de Educação Patrimonial do Parque Vicentina Aranha.

Depois de conhecer a história do Parque, as crianças irão visitar a exposição interativa Ciência no Parque das 16h às 17h. Logo após, haverá uma Oficina de Cata-Vento, onde vamos conversar sobre as curiosidades deste artefato e construir nossos próprios cata-ventos de papel. As atividades gratuitas são indicadas para crianças acima de 06 anos, com vagas limitadas por ordem de chegada.

Botão Voltar ao topo