fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Paróquia São Vicente de Paulo comemora 60 anos no distrito Moreira César em Pinda

Igreja de São Vicente de Paulo no distrito de Moreira César. (Foto: PortalR3)
Igreja de São Vicente de Paulo no distrito de Moreira César. (Foto: PortalR3)
A Paróquia São Vicente de Paulo, no distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba, está em festa. De terça (16) a domingo (21), uma série de celebrações comemora os 60 anos da Paróquia, recordados oficialmente na próxima sexta-feira (19). Momentos de oração e confraternização são contemplados na programação.

“Celebrar estes 60 anos significa rememorar a história de evangelização em nosso Distrito. Ao mesmo tempo, queremos entregar nas mãos de Deus os próximos anos não só de nossa Paróquia, mas de toda Moreira César”, esclarece o administrador paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, padre Gabriel Henrique de Castro.

O ciclo de comemorações será aberto na próxima terça-feira (16) com uma missa presidida pelo padre Gabriel Henrique. Na quarta-feira (17), segundo dia de atividades, representantes das escolas do Distrito participam da celebração, conduzida pelo padre José Roberto Pavani,sdb. Já na quinta-feira (18), a Eucaristia será oficiada pelo bispo emérito da Diocese de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden. As celebrações acontecem sempre às 19h30 na Igreja Matriz.

Na sexta-feira (19), data que marca a criação da Paróquia, o bispo diocesano de Taubaté, Dom Wilson Luís Angotti Filho, preside às 19h30 a solenidade que comemora 60 anos de instalação paroquial em Moreira César. Após a cerimônia, no Recinto São Vito, haverá bênção e distribuição do bolo da festa.

Encerrando as atividades, no domingo (21), uma procissão saindo da Igreja Matriz às 18h vai percorrer as principais ruas do Distrito. O percurso é encerrado no interior da Matriz, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido de Te Deum solene. Marcando as comemorações, uma missa solene em ação de graças pelos festejos será presidida pelo administrador paroquial.

A frente da Paróquia há pouco mais de dois meses, o religioso sucede o Cônego Geraldo Carlos da Silva, que exerceu o cargo de pároco de 1986 até sua morte, em março deste ano. Mesmo sentindo a perda do sacerdote, que trabalhou por 34 anos no Distrito, os fiéis decidiram manter a programação celebrativa.

“Uma das marcas do Cônego Geraldo era a alegria que ele possuía. Certamente ele não ia querer que a festa fosse cancelada. Por isso, vamos vive-la com o coração agradecido pelo que ele nos deixou, e pedindo as bênçãos de Deus para o futuro de nossa comunidade paroquial”, assinala um dos organizadores das comemorações, diácono João Bosco da Silva Ramos.

Até o fim do ano outras atividades também devem celebrar os 60 anos da Paróquia. Entre elas, está a realização de um workshop apresentando as diversas frentes de trabalho da comunidade e a inauguração de uma exposição de longa duração, recordando o trabalho da Igreja Católica no Distrito de Moreira César.

Momentos de oração e confraternização comemoram aniversário de fundação da primeira paróquia do distrito de Pindamonhangaba. (Foto: reprodução)

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

A história do Distrito de Moreira César confunde-se facilmente com a história da Paróquia São Vicente de Paulo. Segundo documentos conservados no acervo da instituição, a primitiva Capela, na época dedicada à Santa Cruz, estava situada exatamente no local onde hoje está a Matriz. A partir dali o então bairro de Moreira César foi crescendo e se expandindo.

Em 18 de fevereiro de 1959, o território foi elevado à categoria de distrito pela Lei Estadual nº 5285. No mesmo ano, o então bispo da Diocese de Taubaté, Dom Francisco Borja do Amaral, criou a Paróquia de São Vicente de Paulo, abrangendo toda a área distrital.

A instalação oficial da Paróquia aconteceu no dia 19 de julho do mesmo ano. Uma comissão composta por moradores locais trabalhou para construir uma casa que abrigasse o pároco residente.

Ao longo dos anos, a comunidade paroquial desenvolveu diversas ações sociais e de auxílio ao Distrito. Entre eles, a construção de casas populares, do Recinto São Vito, e a realização do “Sopão do amor”, que fornece alimentação ás famílias carentes.

Com o aumento no número de paroquianos, no ano 2000, também foi preciso investir na ampliação da antiga Igreja Matriz. Atualmente, quatro templos estão localizados na área da Paróquia, atendendo oito comunidades.

A Igreja Matriz de São Vicente de Paulo fica na Praça da Matriz, Av. Dr. José Adhemar Cesar Ribeiro, 28 – Moreira César, SP, 12440-040

Botão Voltar ao topo