fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ministério da Saúde suspende campanha de vacinação antirrábica em São Paulo e outros estados

Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que medida atinge também vacinação de rotina. (Foto: Divulgação/PMU)

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que, conforme ofício enviado pelo Comitê Estadual de Vigilância e Controle de Raiva, não haverá Campanha de Vacinação Antirrábica 2019 em diversos estados do país, entre eles, São Paulo. Com isso, Ubatuba e outros municípios não terão essa campanha neste ano. A medida também afeta a vacinação de rotina, feita semanalmente pela Vigilância em Saúde, que será suspensa.

O Comitê Estadual informa também que o quantitativo de doses da vacina existente no Centro de Distribuição e Logística do Estado de São Paulo é insuficiente para atender às demandas dos municípios e que um estoque estratégico será mantido para bloqueio de casos de raiva em cães e gatos.

O órgão recomenda o fortalecimento de demais ações de vigilância, que incluem, por exemplo, o envio de amostra de sistema nervoso de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos quando há óbito sugestivo de raiva, trabalho integrado à defesa agropecuária estadual em torno a animais de grande porte como cavalos, bois e vacas, atenção a possíveis casos de raiva em humanos.

“Na ocorrência de caso suspeito de raiva em humano como já houve no ano passado, fazemos a vacinação de bloqueio animal – que o Estado diz que será garantida, assim como o atendimento antirrábico humano que envolve a vacinação antirrábica de pessoas agredidas por animais como cães, gatos, morcegos e outros mamíferos”, explica Patricia Sanches, supervisora da Vigilância em Saúde.

Atualmente, o estoque estratégico de soro antirrábico humano fica no GVE de Caraguatatuba e sua liberação é feita conforme a conduta indicada segundo o tipo de acidente com animal. Em relação à vacina antirrábica humana, o abastecimento continua normal.

Botão Voltar ao topo