fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Julho Amarelo” prevê testagem rápida de hepatites virais em São José

O ambulatório de hepatites funciona na Unidade de Especialidade de Saúde: tratamento da doença é feito no local. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Na semana de 15 a 31 de julho, a Prefeitura de São José dos Campos promove uma campanha de intensificação do teste rápido de hepatite B e C em todas as unidades de saúde do município. A ação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ocasião do “Julho Amarelo”, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento destas doenças.

Em 2010, a Organização Mundial da Saúde instituiu o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a ser comemorado em 28 de julho. No Brasil, o governo federal sancionou a lei federal nº 13.802 em 10 de janeiro de 2019, que institui oficialmente o “Julho Amarelo”, a ser realizado anualmente em todo o território nacional.

Além da campanha nas UBS’s, a Secretaria de Saúde participará de uma atividade que acontecerá dentro do evento Conexão Juventude, no dia 28 de julho, das 14h às 20h, no Centro da Juventude. Trata-se do circuito jovem saúde, que terá testagem de hepatites virais, vacinação, atividades de prevenção e orientação aos jovens.

A doença

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas. O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil do vírus da hepatite B, porém muitos desconhecem essa situação.

O conhecimento da existência da doença é o grande desafio, pois essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que estão infectadas, por ser uma doença sem sintomas e de longa evolução. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

A proposta do “Julho Amarelo”, apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde aos municípios, envolve testagem para hepatite C focada nos maiores de 40 anos, bem como aconselhamento para todos e encaminhamento para realização de exames e tratamento dos casos positivos.

Em São José dos Campos o tratamento das hepatites virais é realizado no Ambulatório de Hepatite na UES (Unidade de Especialidades de Saúde), com equipe especializada.

Entre os anos de 2018 e 2019 foram notificados 187 casos de hepatite C (80 femininos e 107 masculinos) e 91 de hepatite B (40 femininos e 51 masculinos).

Botão Voltar ao topo