fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escalador paulista bate recorde brasileiro na Copa do Mundo na Suíça

e Cesar Grosso bateu seu próprio recorde (Divulgação)

O escalador paulista César Grosso bateu o seu próprio recorde brasileiro da modalidade Speed (Velocidade). Nesta quinta-feira (4), no primeiro dia de disputas da Copa do Mundo de Escalada – categorias Lead e Speed -, em Villars, na Suíça, o atleta conseguiu a marca de 7seg14 – a anterior era de 7seg32. Além disso, terminou como o terceiro melhor pan-americano na prova.

O campeonato reúne mais de 450 participantes de diferentes países e será realizado até este domingo (7). Nesta sexta-feira (5), César volta a competir, desta vez nas qualificatórias da modalidade Lead (Dificuldade).

Melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), em 36º lugar, buscando uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, César comemorou a nova marca e, também, a boa colocação entre os pan-americanos, deixando para trás vários competidores norte-americanos e canadenses, seus adversários por um lugar na Olimpíada, como Danny Valencia, atual campeão pan-americano combinado.

“Foi muito bom o primeiro dia de competições, o Speed. Eu estava na expectativa de quebrar o recorde brasileiro, que já era meu, e consegui. Temos duas tentativas oficiais para fazer o tempo. Logo na primeira quebrei o recorde e, na segunda, superei novamente, estabelecendo a nova marca e ficando também em uma boa colocação, começando bem esta etapa aqui na Suíça”, explicou César, que tem apoio do ClimbMania, Casa de Pedra, França e Associados e SBI Outdoor.

A marca anterior, de 7seg32, tinha sido alcançada na etapa da Copa do Mundo de Moscou, também este ano. Na Suíça, agora, o escalador terminou a primeira tentativa com 7s21, para depois conquistar o novo recorde, com 7seg14. César treina e compete na Europa e tem como grande objetivo a conquista de uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, quando a escalada fará a estreia como esporte olímpico. Para garantir um lugar no Japão é preciso estar preparado para competir nas três categorias (Boulder, Lead e Speed), no chamado formato combinado. A Speed é a mais recente entre as modalidades.

“Comecei a treinar Speed há 14 meses. No ano passado, aqui, foi a minha primeira competição e fiz algo em torno de 10 a 11 segundos. Então já consegui baixar bastante o tempo de lá para cá. A expectativa para as próximas etapas é ir subindo posições, melhorando cada vez mais”, afirmou César.

As três categorias da escalada – A escalada esportiva é praticada em paredes artificiais. No Boulder, categoria voltada para explosão, os atletas competem em paredes baixas, sem cordas, realizando movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

No grande desafio de treinar e competir nas três modalidades em busca da vaga nos Jogos de Tóquio, César disputará, além da Copa do Mundo, o Mundial Boulder, Lead e Speed em Hachioji, no Japão, no mês de agosto, e o Campeonato Pan-Americano Combinado, em 2020, nos Estados Unidos. A próxima etapa da Copa do Mundo – Speed e Lead – será nos dias 11, 12 e 13 deste mês em Chamonix, na França.

Principais conquistas – César conquistou seu primeiro título brasileiro – Lead em 2003. De 2006 a 2009, comemorou em Lead e Boulder, assim como em 2012, sendo o único hexacampeão brasileiro de escalada de dificuldade. Ao longo da carreira foi campeão sul-americano – Lead; vice-campeão pan-americano – Boulder; vice campeão sul-americano – Boulder; top 5 pan-americano – Combinada; seis vezes campeão brasileiro – Lead; quatro vezes campeão brasileiro – Boulder; duas vezes campeão Master of Bouldering – Boulder; 15° colocado na Copa do Mundo, etapa Barcelona – Lead; melhor brasileiro overall no Mundial Innsbruck 2018; recordista brasileiro de velocidade.

Botão Voltar ao topo