fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Com volta do frio, São José intensifica acolhimento nas ruas da cidade

Vagas nos abrigos estão à disposição de todos e as abordagens nas ruas voltam a ser intensificadas principalmente no período noturno. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O avanço de uma frente fria, nesta semana, já começa a derrubar as temperaturas em São José dos Campos. A Prefeitura, no entanto, está preparada para garantir lugar quente para pessoas em situação de rua dormirem, além de comida e banho a todos que aceitarem o acolhimento.

Animais também podem acompanhar seus donos, já que a Administração dispõe canil e gatil.

A Defesa Civil e a Secretaria de Manutenção da Cidade também estão preparadas para atender casos de emergência, como queda de árvores, destalhamento de casas, queda de muros, alagamentos e inundações em residências e vias públicas.

Abrigos

As vagas nos abrigos, que foram ampliadas no último feriado na “Ação Especial”, continuam à disposição de todos e as abordagens nas ruas voltam a ser intensificadas principalmente no período noturno.

Para garantirem um atendimento humanizado, os abrigos oferecem acolhimento pelo Serviço Social, com refeições (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), cama, banho quente, atendimento e acompanhamento psicossocial, oficinas e inclusão no Cadastro Único, para que tenham acesso aos outros programas e projetos Inter setoriais, bem como acompanhamento e apoio para acesso aos documentos e garantias de direitos e cidadania.

Esse serviço de acolhimento integra o projeto Viva (Vivência, Inserção, Valorização e Acolhimento), que visa o resgate da cidadania das pessoas, em locais com espaços que possuem atividades como oficinas, atendimentos em grupo e individualizados, desenvolvidos por equipes especializadas.

É importante ressaltar as parcerias que Secretaria de Apoio Social ao Cidadão realizou com uma rede de voluntariado da cidade, com 30 grupos da sociedade civil composto por cerca de 1.000 munícipes que poderão colaborar, de forma voluntária, com a Prefeitura realizando, nos espaços dos abrigos, ações que desejarem como oficinas, doação de roupas entre outros.

Mas todos podem ajudar uma pessoa em situação de rua ligando para o telefone 153. O atendimento é 24h.

É importante lembrar ainda que São José tem vagas disponíveis para acolher todos os moradores em situação de rua na cidade nos seguintes abrigos:

Abrigo Viva Masculino
Abrigo Viva Feminino/LGBT
Abrigo Viva Masculino para pessoas com limitações para vida diária
Abrigo Sazonal

Abordagem Social

O trabalho da abordagem social envolve 10 viaturas identificadas como “Apoio Social”, que trabalham 24 horas no reconhecimento dos espaços públicos com maior concentração de pessoas em situação de rua e oferta de acolhimento nas unidades de abrigos do município.

Migrante

Preocupada com a situação dos migrantes no município, a Prefeitura realiza um trabalho para ajudar esses moradores em situação de rua a restabelecerem seus vínculos familiares, ajudando com o Atendimento ao Migrante, onde é verificada a documentação e a cidade de origem, além do fornecimento do banho e da alimentação.

Em seguida, com os documentos em ordem, é comprada a passagem de ônibus para que possam voltar para as suas cidades. Se caso essas pessoas não estiverem com a documentação necessária para que possam embarcar em ordem, elas são encaminhadas para os abrigos e orientadas a darem prosseguimento na retirada dos documentos para que assim possam retornar às suas cidades de origem.

O Atendimento ao Migrante também é realizado com educadores sociais dentro da rodoviária acolhendo essas pessoas que chegam na cidade sem destino, tentando com isso, evitar que elas morem nas ruas.

Plantão de Calamidade

A secretaria conta com uma equipe de servidores destinada a atender situações emergenciais, de força maior e de calamidade pública quando acionada pela Defesa Civil. O abrigamento das pessoas que não tiverem para onde ir, se necessário, irão para abrigos provisórios e emergenciais organizados pela Defesa Civil com o apoio da equipe da secretaria.

Sobreaviso

A Defesa Civil emitiu alerta sobre a possibilidade de ventos de até 80 km/h entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (17).

As equipes, formadas por 23 agentes, já estão de sobreaviso para atuação em socorro à população em ocorrências de destalhamento de casas, queda de muros e de árvores, alagamentos e inundações em residências e vias públicas.

Em casos de necessidade, os munícipes podem acionar os telefones 156 (site e aplicativo), 190 (Polícia Militar e 193 (Corpo de Bombeiros).

Manutenção da Cidade

Quando há previsão de chuva ou ventos fortes, a Secretaria de Manutenção da Cidade faz um alerta para todas as Regionais, com o intuito de deixar as equipes de sobreaviso para atender casos de emergência, como queda de árvores.

A secretaria também mantém contato com as empresas concessionárias em caso de interrupção de energia elétrica e problemas nas redes de água e esgoto.

Durante o ano inteiro, também há uma escala de plantões nos fins de semana para atendimento de emergências.

Botão Voltar ao topo