fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aquário de Ubatuba constata gestação em raia-viola-de-cara-curta

A espécie raia-viola-de-cara-curta, Zapteryx brevirostris, encontra-se ameaçada de extinção. (Foto: Divulgação)

Na semana passada a nossa veterinária Veronica Takatsuka, juntamente com a veterinária Juliana Salomon Pires (@jusalomonpires @proimagemubatuba) fizeram exames de ultrassom nas nossas raias violas, Zapteryx brevirostris.

Foram identificados 04 babys, com previsão para o nascimento no mês de novembro. A espécie está listada como ameaçada pela IN 445, incluindo proibição de captura, comercialização e transporte.

É a quarta vez que o Aquário de Ubatuba registra a reprodução desta espécie, tendo sido aqui que a mesma se reproduziu fora da natureza pela primeira vez. O nome disto é reprodução ex-situ (fora da natureza), um dos principais objetivos de toda instituição zoológica séria focada na conservação das espécies. Isso reflete o bom trabalho da equipe técnica em manter a saúde e bem estar dos nossos animais.

“Seguimos nossa filosofia de preservação e conservação das espécies e é muito importante à sustentabilidade do plantel”, destaca Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba.

A gestação dura em torno de 12 meses e normalmente nascem 06 filhotes.

O Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil.

A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Realiza um grande trabalho de educação ambiental, de pesquisa e conservação das espécies e, por isso, foi reconhecida pela Wild Welfare Worldwide (uma das mais respeitadas instituições que visam o bem-estar animal no mundo), recebendo o certificado de Bem-Estar animal emitido pela instituição. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.

O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. O telefone para contato é (12) 3834-1382.

Botão Voltar ao topo