fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ação conjunta realiza limpeza no córrego Senhorinha, na zona sul de São José

Ação conjunta realiza limpeza no córrego Senhorinha, na zona sul. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Uma ação conjunta, da sociedade civil organizada e a Prefeitura de São José dos Campos, realizou no domingo (14), a revitalização e limpeza de resíduos sólidos nas margens do córrego Senhorinha, na zona sul da cidade. A atividade integra as políticas públicas da administração municipal para a conservação do meio ambiente.

A ação foi idealizada pelo Grupo Suçuarana de Salvamento na Selva, conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, Secretaria de Manutenção da Cidade, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal da Secretaria de Proteção ao Cidadão, Exército Brasileiro, Polícia Militar, ONG Operação Pau Brasil, Grupo Desbravadores Sentinela do Rei e moradores da região.

O grupo reuniu-se na avenida Salinas, na altura da Rua Maurício Cardoso (subida para os bairros Jardim Morumbi e Oriente), e seguiu pelo córrego sentido Campo dos Alemães, onde está a nascente do córrego, num percurso de 2,5 quilômetros.

Integração

A ação foi uma atividade prática do curso de estagiários do Grupo Suçuarana. “Antes, realizávamos apenas ações de resgate em áreas remotas e agora estamos realizando atividade como essa, que são importantes para estimular a conscientização sócio ambiental”, conta Júlio Rocha, coordenador do curso.

Para o subtenente Andretti, chefe de instrução do TG 02037, a atividade é importante para a relação entre o Exército e a população. “Faz parte do curso dos atiradores e mostra o braço forte e a mão amiga do Exército com a sociedade. Essa interação é importante, gera a conscientização na população e fortalece a nossa relação”, conta.

“Precisamos manter o espírito da preservação do meio ambiente, da mata e do reflorestamento. O Exército está alinhado com a política ambiental do município”, completa o subtenente Andretti.

A atividade também foi uma oportunidade para o casal Luis Felipe, de 30 anos, e Ana Carolina, de 29, ensinarem o filho Heitor, de 7 sete anos, sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “É a primeira vez que estamos participando de atividades como essa, nosso grupo (Desbravadores) é novo e trabalha principalmente com jovens, justamente para ensinar desde cedo sobre essas questões”, conta Luis.

“É importante trazermos o nosso filho. É bom para o caráter e formação dele, alem de ajudarmos no desenvolvimento da comunidade”, diz Ana Carolina. A família mora no Jardim Morumbi.

Além da ação deste domingo, o grupo realizou no sábado (13), das 9h às 13h, uma limpeza no entorno da lagoa do bairro Parque Interlagos, também na região sul. Além disso, nas duas ações do fim de semana, foram plantadas mudas nativas da região nos locais.

Botão Voltar ao topo