fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A VPN protege as suas mensagens e privacidade online

Segurança na Internet. (Foto: Pixabay)

Recentemente, o que se vê nas notícias com frequência são fotos pessoais de celebridades que são roubadas do celular e mensagens de políticos que são interceptadas por hackers. Quanto mais dependemos da tecnologia, mais protegidos precisamos estar.

Existem várias medidas que podem ser tomadas para proteger a sua privacidade. A mais eficiente, prática e rápida é uma VPN. Distribuída na forma de aplicativo, ela cria um túnel de proteção entre os dados do usuário e os servidores, criptografando toda a informação que passa por esse túnel e impossibilitando o fornecedor de internet e hackers de interceptarem o que é enviado e escrito.

Os antivírus para smartphones não são tão funcionais, porque além de não protegerem de vários tipos de novos ataques, consomem muita bateria. Foram criados primeiramente para computadores com o sistema Windows mas não foram redesenhados para sistemas operativos de celulares.

Cuidado com as Wi-Fis públicas
Um tipo de ataque muito fácil de realizar, e ainda mais fácil de enganar o usuário desavisado, é o Man-In-The-Middle. Nesse golpe, o invasor ou hacker vai para um lugar público com uma grande afluência de pessoas, como uma aeroporto, e cria uma rede Wi-Fi aberta com o mesmo nome, ou bem similar, do local. Algo como “AEROPORTO_WIFI3”.

Quem não presta atenção e se conecta nessa rede falsa, acaba enviando senhas e informações sigilosas para o hacker; tudo que a pessoa escrever o invasor saberá.

A opção de ´conectar a primeira Wi-Fi aberta que encontrar´ é um risco para o celular por causa desse tipo de golpe. Recomendamos desativar esta opção e verificar se a rede que você está se conectando é legítima.

O Whatsapp e a VPN
Muita gente ainda lembra do episódio que ocorreu três anos atrás no Brasil, aonde a Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio do Whatsapp em todo o país. Com uma VPN é possível desbloquear o aplicativo de mensagens com apenas dois cliques e esse problema já estaria resolvido.

Outra vantagem em utilizar uma VPN com o Whatsapp é ter a garantia de que as suas mensagens não podem ser lidas.

Alguns países chegam a bloquear o Whatsapp e outros sites e aplicativos. A Rede Privada Virtual (VPN) foi criada exatamente com o intuito de proteger as pessoas da espionagem de governos autoritários.

Quem não presta atenção e se conecta nessa rede falsa, acaba enviando senhas e informações sigilosas para o hacker. (Foto: Pixabay)

Vantagens extras da VPN
Não é só privacidade e proteção que um aplicativo VPN oferece. Um dos recursos é permitir que o usuário mude a sua ´localização virtual´ para outros países, e isso traz uma gama de vantagens junto.

Acessar sites bloqueados por região
Se você quiser entrar num site que só possa ser acessado de determinado país, basta clicar na VPN e mudar para o país aonde o site está hospedado. Esses bloqueios ocorrem por duas razões: a primeira é por causa de governos autoritários que censuram determinadas informações, e a segunda é por direitos autorais e, consequentemente, de propaganda personalizada.

Propaganda personalizada
Outra coisa que vai desaparecer dos sites que você visita são as propagandas com produtos que lhe interessam. O fornecedor de internet deixa de saber os sites visitados pelos seus clientes.

Passagens aéreas mais baratas
Para as empresas aéreas, cada país é um mercado diferente por causa do poder aquisitivo. Dito isto, elas aplicam preços diferentes para uma mesma passagem comprada em países diferentes. Quem deseja fazer uma viagem Londres – Tóquio, por exemplo, ao invés de comprar a partir do reino Unido, deve ligar a VPN em um país como a Malásia, aonde as passagens são as mais baratas do mundo. Não se esqueça de limpar os cookies e arquivos offline do seu computador ou celular antes de mudar a localização da sua Rede Privada Virtual.

Botão Voltar ao topo