fbpx

Centro de Memória Ferroviária de Campos do Jordão altera funcionamento

Centro possibilita ao turista conhecer um pouco da história da ferrovia por meio de itens como mobiliário de escritório, máquinas de escrever e telefones de parede datados da década de 1920. (Foto: Divulgação/STM)

A partir desta semana, o Centro de Memória Ferroviária da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) passa a funcionar de quarta a segunda-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h. Antes o local abria apenas às sextas e aos sábados. O objetivo é ampliar as opções de passeio para quem visita a região.

Situado ao lado da estação Emílio Ribas e inaugurado em dezembro de 2017, o Centro possibilita ao turista conhecer um pouco da história da ferrovia por meio de itens como mobiliário de escritório, máquinas de escrever e telefones de parede datados da década de 1920, relógios de ponto da década de 1950 e antigas ferramentas de manutenção.

Além disso, logo na entrada há uma rara automotriz movida a gasolina, que transportava passageiros entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão quando a viagem nesse percurso durava 12 horas, em média. Construída na década de 10 do século passado, foram utilizadas nela partes mecânicas do automóvel Berliet de origem francesa. Após a eletrificação da ferrovia, permaneceu em uso até meados da década de 1960, chegando a operar em Campos do Jordão.

Há no local ainda uma maquete ferroviária construída por funcionários da EFCJ na década de 1940 e uma vitrine com documentação dedicada a Emílio Ribas, médico sanitarista que idealizou a EFCJ ao lado do também médico Victor Godinho para facilitar o transporte de pacientes com tuberculose aos sanatórios estabelecidos em Campos do Jordão na época. A centenária história da ferrovia pode ser conferida em uma exposição permanente no local, com textos e imagens.

Espaço instalado ao lado da estação Emílio Ribas tem entrada gratuita e dispõe de acervo sobre os mais de cem anos da ferrovia. (Foto: Divulgação/STM)

Centro de Memória Ferroviária de Campos do Jordão: av. Emílio Ribas, 1.111, Capivari, Campos do Jordão-SP. Aberto de quarta a segunda-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3663-1531 ou no site www.efcj.sp.gov.br.

Botão Voltar ao topo