fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vigilância em Saúde de Ubatuba orienta população a atualizar vacina contra sarampo

Em conformidade com orientações do Centro de Vigilância Epidemiológica, a Vigilância em Saúde de Ubatuba reforça o alerta para que toda a população mantenha atualizada sua vacinação contra o sarampo.

A doença voltou a circular no Brasil e, até 23 de maio de 2019, o estado de São Paulo já havia registrado 36 casos confirmados de sarampo, sendo 11 deles com internação e quatro em profissionais de saúde.

O sarampo é uma doença altamente transmissível e a vacina é a medida de prevenção mais eficaz. No calendário nacional de vacinação de rotina, todos os indivíduos de 1 a 29 anos de idade devem ter duas doses de vacina para sarampo.

Recomenda-se que os adultos nascidos depois de 1960, sem comprovação de nenhuma dose, recebam pelo menos uma dose da vacina tríplice viral. A vacina não é recomendada a crianças menores de 6 meses de idade, gestantes e pessoas imunodeprimidas. A vacina tríplice viral (SCR) que protege contra o sarampo, protege também contra a rubéola e a caxumba.

Para tomar a vacina gratuitamente, compareça à unidade de saúde mais próxima de sua casa com a carteira de vacinação. Crianças ou adultos que não tenham o documento receberão as doses da vacina SCR (que protege contra o sarampo, a catapora e a rubéola) e o devido comprovante da imunização, bem como outras orientações.

Botão Voltar ao topo