fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté assina Termo de Cooperação com Comitê Olímpico do Brasil

O evento objetiva oficializar a implementação do Transforma nas escolas da rede municipal de ensino e nos projetos sociais esportivos da cidade. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Taubaté, por meio das secretarias de Educação e Esportes e Lazer assina na próxima quinta-feira, dia 27 de junho, às 14h no Sedes, o termo de cooperação para adesão ao Programa Transforma do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O evento objetiva oficializar a implementação do Transforma nas escolas da rede municipal de ensino e nos projetos sociais esportivos da cidade. Engajar os professores que já cursam o VOV – Valores Olímpicos para a Vida, divulgar o programa para diretores, coordenadores pedagógicos e professores e estimulá-los a participarem das próximas turmas do curso VOV e CIEVO – Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos.

O VOV é destinado a formação de professores de todas as disciplinas. Os monitores de esportes e 47 professores do Sedes já estão fazendo esse curso e os temas são levados à sala de aula em uma proposta interdisciplinar. Já o CIEVO é direcionado somente aos professores de Educação Física e para monitores de esportes e trabalha com quatro modalidades esportivas (judô, ginástica artística, natação e atletismo).

O programa do COB promove os valores olímpicos, contribuindo para a formação integral do ser humano. Representantes do comitê estiveram no município em maio e os docentes da rede pública municipal de ensino terão contato online para que a temática olímpica no ambiente escolar e a interação entre as disciplinas enfatizem os valores olímpicos, podendo desenvolver nos alunos habilidades socioemocionais, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular.

Taubaté é o primeiro município no Brasil a aderir ao programa que, foi lançado em agosto de 2018 na cidade do Rio de Janeiro. O conceito do “Transforma” é a proposta de mudanças de atitude, tanto em âmbito pessoal quanto coletivo. Tem como objetivo estimular a reflexão e ação de toda a comunidade escolar para influenciar de forma positiva os resultados escolares e induzir a novos comportamentos dentro e fora das unidades escolares. Os valores a serem apreendidos são: excelência, respeito, amizade, espírito de equipe e a solidariedade.

A cidade de Taubaté implementou um novo modelo de gestão para o esporte. Com início em 2013, diversas modalidades esportivas passaram a ser desenvolvidas em níveis de iniciação, participação e auto rendimento. As secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, em uma ação conjunta e inédita no país, em 2014 implantaram a Escola de Atletas e Formação Integral (EAFI). Programa que possibilita aos alunos-atletas uma formação completa. A EAFI desenvolve seis modalidades olímpicas, sendo: atletismo, basquetebol, judô, tênis de mesa e voleibol com categorias masculinas e femininas, além do handebol que possui somente representação masculina. Também são desenvolvidas ações do futsal, que não é modalidade olímpica mas possui grande adesão entre crianças e jovens.

Botão Voltar ao topo